Notícias Notícias

Voltar

Parque tecnológico do Hospital Universitário de Dourados é ampliado

Investimento

Parque tecnológico do Hospital Universitário de Dourados é ampliado

Foram investidos cerca de R$ 754 mil com aquisição de 81 novos equipamentos nos últimos meses

Dourados (MS) – Com objetivo de renovar e ampliar seu parque tecnológico, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) investiu cerca de R$ 754 mil em equipamentos nos últimos meses. Após um período de reorganização financeira, a instituição vem investindo em tecnologia, com previsão de mais aquisições para os próximos meses.

No conjunto de equipamentos recém-chegados, estão doze categorias de produtos que já estão atendendo a diversos setores do hospital. São 81 itens incluindo oxímetros, equipamentos de banho-maria para processamento de leite humano, centrífuga para laboratório, bisturis eletrônicos, aspiradores de vapores para cirurgias de alta frequência, fotóforos, estufas, ventilômetros, detectores fetais, eletrocardiógrafos, cardiotocógrafos e desfibriladores.

Toda a verba empregada na compra desses equipamentos é oriunda do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), iniciativa financiada pelos ministérios da Educação e da Saúde e gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – da qual o HU-UFGD é filial – no sentido de contemplar ações de melhoria nos hospitais federais de ensino do País.

A chefe do Setor de Engenharia Clínica do HU-UFGD, Flávia Lamanna, explica que os novos equipamentos foram adquiridos tanto para substituir itens antigos quanto para ampliar o parque tecnológico. “As substituições configuram melhoria, pois são equipamentos mais modernos, com mais funções e, por serem novos, apresentam menor tempo de parada para manutenção e, consequentemente, maior disponibilidade para as equipes usarem. Os inéditos, por sua vez, aprimoram as rotinas de trabalho e possibilitam mais qualidade no atendimento aos usuários”, afirma.

Materno-Infantil

De modo geral, os novos equipamentos foram distribuídos entre praticamente todos os setores assistenciais do hospital, suprindo desde necessidades por itens básicos, como oxímetros – que medem a saturação de oxigênio no sangue do paciente –, até aparelhos específicos, tal qual eletrocardiógrafos, usados para identificar se o usuário possui algum tipo de variação bioelétrica em sua atividade cardíaca.

Linhas de atendimento como a materno-infantil, por exemplo, receberam aporte de itens essenciais à manutenção e à melhoria do atendimento a seus pacientes. A Maternidade, o Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia (Pago) e o Centro Obstétrico (CO) contam agora com seis modernos cardiotocógrafos e sete novos detectores fetais, equipamentos importantes para a avaliação das condições do bebê, ainda dentro da barriga da mãe.

Também dentro dessa linha de cuidado, o Banco de Leite Humano (BLH) foi contemplado com três aparelhos de banho-maria de alta tecnologia, utilizados no processamento do leite humano doado pelas mães lactentes para a alimentação de bebês internados nas Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI) e Cuidados Intermediários Neonatal (UCI).

Atualmente, a linha materno-infantil do HU-UFGD conta com a única maternidade do município que atende via Sistema Único de Saúde (SUS), além de uma estrutura incluindo UCI e UTI Neonatais, Pago, CO, UTI e enfermaria pediátricas, Pronto Atendimento Pediátrico (PAP), BLH e unidades que dão suporte diagnóstico a esses setores, como o Laboratório e a Imagenologia.

Sobre a Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFGD