Notícias Notícias

Voltar

Seminário do Projeto Apice On na região Sul tem participação de hospitais da Rede Ebserh

Obstetrícia e Neonatologia

Seminário do Projeto Apice On na região Sul tem participação de hospitais da Rede Ebserh

Profissionais levaram experiências de sucesso e boas práticas na área de

Porto Alegre (RS) – Profissionais de seis hospitais universitários da Rede Ebserh participaram, na última semana, do 2º Seminário Macrorregional do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (ApiceOn). Eles se juntaram a outros 12 hospitais universitários e de ensino da região Sul, para discutir as melhores práticas em obstetrícia e neonatologia. 

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde e executado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Apice On busca propor iniciativas para disseminar e implementar na rede pública boas práticas relacionadas à atenção ao parto, nascimento, abortamento, saúde sexual e reprodutiva, além de cuidados com mulheres em situação de violência sexual.

A Rede Ebserh contou com a presença das seguintes unidades hospitalares: Hospital de Clínicas e Maternidade Victor Ferreira do Amaral, que formam o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná; Hospital Universitário de Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM-UFSM); Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel); Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC); e Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg).

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUB-UnB e Apice On