Notícias Notícias

Voltar

Hospital de Clínicas do Paraná celebra casamento surpresa para paciente

Celebração

Hospital de Clínicas do Paraná celebra casamento surpresa para paciente

Organização do evento levou apenas 24 horas e mobilizou equipes do HC

Curitiba (PR) – Pela primeira vez, a capela do Hospital de Clínicas (HC) foi palco de um casamento. A cerimônia, realizada no início do mês de abril, atraiu quem circulava pelo hospital no momento e foi organizada em segredo para surpreender a noiva e realizar seu sonho de se casar na igreja.

Viviane Ribeiro das Dores é paciente do HC há 12 anos. A rotina do casal, natural de Reserva, no centro-oriental do Paraná, é dividida entre a casa e o hospital em meio a luta dela contra o câncer. Juntos há 22 anos, ela e o noivo, Ivan Gonçalves da Silva, já eram casados em registro civil.

Para Viviane, a possibilidade do casamento havia ficado para trás. “A gente estava planejando tudo para casar, vendo os preços, procuramos até o batistério [certificado de batismo necessário para a realização de casamentos].  Mas aí veio o descobrimento da doença dela”, contou Ivan.

Desta vez, o quadro clínico não foi empecilho e tudo foi planejado e realizado no hospital mesmo. Com a ajuda da cerimonialista Edvania Bonini e a cumplicidade das equipes responsáveis pelo atendimento de Viviane, o casamento contou com familiares e profissionais do HC.

Depois da cerimônia, foi realizada uma pequena festa com recepção dos convidados em uma sala do décimo andar, onde fica o leito da noiva. Com direito a decoração, docinhos, bolo e salgados, os recém-casados receberam o carinho de todos que se mobilizaram para o sucesso da cerimônia surpresa. 

Solidariedade

A cerimonialista Edvania Bonini foi responsável por trazer, em menos de 24 horas, o vestido de noiva, maquiagem, decorações, comidas, fotógrafos e músicos. Conheceu Viviane quando visitava uma conhecida internada no leito da frente, e as duas mantiveram contato. “Criei uma afinidade. Quando soube da ideia do casamento disse ‘então vamos realizar’. Eu vou atrás de todo mundo e vamos fazer”, explicou Edvania, que entrou em contato com seus parceiros comerciais para a doação dos produtos e serviços necessários. A compra das alianças foi feita com a divisão de valores entre equipe, amigos e familiares.

De volta ao leito, Viviane era só sorrisos. “Não desconfiei de nada e foi uma surpresa muito boa. É muito amor. Que Deus abençoe a todo mundo que participou”.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o Complexo Hospital de Clínicas faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.