Notícias Notícias

Voltar

Plataforma para pesquisa em saúde já tem mais de 119 mil acessos na Rede Ebserh

UpToDate®

Plataforma para pesquisa em saúde já tem mais de 119 mil acessos na Rede Ebserh

Acesso a informações auxiliam na tomada de decisão clínica, por meio de conteúdo científico

Brasília (DF) – Desde que foi liberada para os colaboradores da Rede Ebserh, em dezembro de 2017, a base científica de conhecimentos em saúde UpToDate® já soma mais de 119 mil acessos. Os dados se referem até o final do mês de março, que contabilizou 45 mil acessos, um aumento de 85,5 % se comparado aos 24 mil de fevereiro.

Em março, os cinco tópicos mais acessados foram: informações sobre medicamentos (8,9 mil acessos); doença infecciosas (4,5 mil acessos); pediatria (3,2 mil acessos); hematologia (2,9 mil acessos); e gastroenterologia e hepatologia (2,8 mil acessos).

Para a coordenadora de Formação Profissional da Rede Ebserh, Caroline Valero, a Ebserh oferece acesso ao suporte a decisões clínicas baseadas em evidências como parte do contínuo esforço para melhorar o tratamento de pacientes, integrando ensino e serviço. “Um dos motivos pelos quais acreditamos que o UpToDate seja vantajoso é refletido em um estudo que demonstrou uma associação entre o uso da plataforma e o aumento da segurança, redução de complicações e menor tempo de internação dos pacientes. Destaca-se ainda que a ferramenta ajuda a esclarecer dúvidas acadêmicas diárias”, pontuou a coordenadora.

Saiba mais

Colaboradores, professores, alunos de residência e pesquisadores ligados aos 39 hospitais universitários federais da Rede Ebserh e da sede podem acessar a plataforma, pelo endereço www.uptodate.com. O acesso é direto na página, não necessita de login ou senha.

A disponibilização do UpToDate® permite acesso a informações com o objetivo de apoiar a tomada de decisão clínica, disponibilizando conteúdo científico revisado, com recomendações que fundamentam questões relativas à prática clínica, de forma acessível, rápida e independente, seguindo os princípios da Medicina Baseada em Evidência.

Os principais benefícios do acesso à plataforma são a qualificação da assistência e do ensino, a incorporação da medicina baseada em evidências nas práticas clínicas, o embasamento das decisões clínicas, a melhoria da qualidade dos serviços hospitalares, a agilidade na tomada de decisão e a segurança ao paciente.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh