Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário de Brasília realiza evento sobre o efeito dos ruídos para a saúde

Barulho

Hospital Universitário de Brasília realiza evento sobre o efeito dos ruídos para a saúde

Ação comemorou o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, 25 de abril

Brasília (DF) – Você já reparou nos barulhos presentes no seu dia a dia? Buzina de carro, aparelhos domésticos, motor de caminhão, alarmes, músicas, conversa alta e por aí vai. No ambiente hospitalar não é diferente, principalmente nas áreas de internação, onde há a presença de vários equipamentos médicos em funcionamento. Mas será que esses sons têm efeito na saúde? Para debater o assunto, o Hospital Universitário de Brasília (HUB), vinculado à Universidade de Brasília (UnB) e à Rede Ebserh, sediou, nesta quarta-feira, 25, o evento de comemoração ao Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. 

O encontro foi direcionado aos trabalhadores, estudantes, residentes, pacientes e acompanhantes. “O ruído é a causa da terceira poluição mais prevalente no planeta, a sonora, perdendo apenas para a poluição das águas e a do ar”, explica a organizadora da atividade, a professora de fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (FCE/UnB), Isabella Silva.

A proposta é sensibilizar profissionais e usuários para o início de uma ação educativa de mudança de hábitos e comportamentos dentro do hospital, já que eles lidam com os ruídos típicos da assistência diariamente. Iniciativa semelhante já ocorre na UTI Neonatal do Hospital de Sobradinho, por meio de parceria do curso de Fonoaudiologia da FCE/UnB com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). 

Depois de assistir às palestras, os participantes ainda puderam checar se os celulares, fones de ouvido e outros dispositivos pessoais estão com intensidade sonora saudável. Um manequim conectado a um medidor avaliou cada aparelho. Houve ainda o convite para que os trabalhadores de todos os setores fizessem um minuto de silêncio, a fim de medir a intensidade do som antes e depois da ação.  

Campanha nacional

O objetivo geral é conscientizar a população brasileira sobre o ruído e seus efeitos na saúde, qualidade de vida e meio ambiente, além de sensibilizar a respeito da responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias. Este ano, a campanha completa 10 anos no Brasil, com o tema “O legal do som”, que pretende abordar a questão da legislação sobre o assunto. Informações completas pelo http://www.inadbrasil.org/

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUB-UnB