Notícias Notícias

Voltar

Hospitais da Rede Ebserh realizam ações pela segurança do paciente

Balanço

Hospitais da Rede Ebserh realizam ações pela segurança do paciente

Houve ações como forma de compartilhar conhecimento e práticas seguras na área

Brasília (DF) – Sensibilizar profissionais de saúde e pacientes para a segurança baseada nas metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), do Ministério da Saúde (MS), por meio de ações educativas e lúdicas. Esse é o objetivo das atividades realizadas durante todo o mês de abril e maio nos hospitais da Rede Ebserh, como forma de compartilhar conhecimento e práticas seguras na promoção da segurança do paciente.

Em São Carlos (SP), o Hospital Universitário fez uma programação de encontros durante os meses de abril e maio, que incluir palestras para a discussão de necessidades específicas do hospital. Não programação constam os seguintes temas: “A Segurança do Paciente como Primeira Dimensão da Qualidade”, “Assistência de Enfermagem na Transfusão de Hemocomponentes”,“Prevenção e Tratamento de Lesão por Pressão”, “Boas Práticas para a Prevenção de Infecção da Corrente Sanguínea associada ao uso de Cateteres”, “Higienização das Mãos”, “Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente: qualidade na assistência à saúde e prioridade para a acreditação hospitalar” e “A Promoção da Cultura de Segurança no Ambiente Hospitalar”.​

NO Distrito Federal, o Hospital Universitário de Brasília abriu inscrições para evento em que trabalhadores, estudantes e residentes poderão esclarecer dúvidas sobre o uso correto do sistema de gestão de riscos e segurança do paciente (Vigihosp). Este ano, a campanha lança uma mudança, com a entrega durante o evento da placa de premiação às áreas que atingem os melhores índices em segurança do paciente. Esse reconhecimento passa agora a ser trimestral e não mais anual. Outra novidade é o lançamento dos Guardiões da Segurança do Paciente, profissionais que ajudam na elaboração de protocolos assistenciais e são porta-vozes da segurança onde atuam.

Em Petrolina (PE), profissionais e estudantes do Hospital Universitário se reuniram para o “I Simpósio de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Vale do São Francisco” para discutir sobre práticas e diretrizes voltadas à prestação de uma assistência livre de danos aos pacientes. O simpósio recebeu mais de 600 inscritos interessados em participar das palestras, mesas redondas, minicursos e exposições de trabalhos científicos que abordaram assuntos relacionados ao tema: “Excelência do Fator Humano para a Segurança do Paciente”.

O Hospital Universitário de Santa Maria (RS) elaborou uma campanha para sensibilizar trabalhadores, residentes, acadêmicos, pacientes e acompanhantes sobre o uso correto do celular e como higienizá-lo. A maior preocupação é com a contaminação cruzada, pois o celular pode carregar bactérias, se não for bem limpo, e é passível de transmitir infecções. Além da contaminação, o barulho resultante do uso excessivo inviabiliza o devido repouso e, portanto, interfere na reabilitação do paciente.

Em Aracaju (SE), o Hospital Universitário criou uma campanha para sensibilizar profissionais de saúde e pacientes sobre práticas de segurança em processos assistenciais, abordando o terceiro desafio global de segurança do paciente, que é a medicação sem dano, por meio de distribuição de folders e a realização de um jogo interativo.

Em Santa Cruz (RN), o Hospital Universitário Ana Bezerra realizou a Semana de Qualidade e Segurança na Assistência ao Paciente, em que foram apresentadas as principais estratégias de qualificação da assistência, principalmente aquelas relacionadas ao gerenciamento de risco assistencial e tecnológico. Houve o reforço para a equipe em relação aos mais diversos protocolos relacionados à Segurança do Paciente, já implantados no HUAB, tais como o de Higienização das Mãos e Identificação Segura e que contou com interessantes ações itinerantes. Também foram destacadas as ações de qualificação da assistência.

Em Salvador (BA), o Hospital Universitário Professor Edgard Santos promoveu a III Semana de Segurança do Paciente com atividades itinerantes educativas e treinamentos com as equipes das unidades do cuidado, objetivando divulgar as boas práticas realizadas na instituição em prol da segurança do paciente, incluindo a disseminação dos documentos institucionais relacionados à Segurança do paciente.

A semana da Segurança do Paciente da Maternidade Escola Januário Cicco, em Natal (RN), teve como tema “Comunicar é Preciso”, A ideia deste ano foi trabalhar a comunicação e a construção da cultura de segurança do paciente, com a realização de rodas de conversas direcionadas aos pacientes e acompanhantes, stand interativo, reunião científica e distribuição de material informativo.

Em Manaus (AM), o Hospital Universitário Getúlio Vargas teve, em sua programação, um stand no saguão de entrada do hospital e rodas de conversas em todos os andares onde existem serviços assistenciais. Também houve ações voltadas aos usuários do hospital e aos acadêmicos e residentes de medicina que atuam no HU.

No Rio de Janeiro, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle realizou palestras e divulgação das campanhas: “Parceiros do Núcleo”, abordando a importância de ações de segurança e a notificação dos incidentes; e “- É +: Menos Adornos, Mais Segurança”, que mostrou o risco da utilização de determinados utensílios em ambiente hospitalar.

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) iniciou uma nova estratégia de gestão, em busca de ações para a redução em 50%, até dezembro de 2020, das infecções relacionadas à assistência à saúde nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para adultos. Por meio de visitas aos locais de trabalho, os responsáveis pela gestão do hospital podem verificar as condições do setor, reconhecer a realidade cotidiana das linhas de frente da assistência e ouvir das equipes quais as dificuldades, opiniões, anseios e sugestões. A metodologia adotada é a de formular à equipe perguntas abertas, para que surjam respostas autênticas e para que o aprendizado contínuo possa ser estimulado.

Dez atividades mobilizaram colaboradores da Maternidade-Escola Assis Chateabriand, em Fortaleza (CE). Dentre outras ações, houve mesa-redonda, construção do protocolo de Comunicação para a Segurança do Paciente, curso de monitoramento clínico de pacientes com reações adversas a medicamentos, discussão dos indicadores da Cirurgia Segura, visita multiprofissional à UTI adulto e painel informativo itinerante. O destaque este ano foi para o engajamento de várias unidades e setores que contribuíram para a diversidade da abordagem do tema.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações dos hospitais