Notícias Notícias

Voltar

Pesquisa do HU-UFPI aborda a cicatrização de pacientes com doença inflamatória intestinal

Gastroenterologia

Pesquisa do HU-UFPI aborda a cicatrização de pacientes com doença inflamatória intestinal

Estudo foi realizado em pessoas com Retocolite Ulcerativa e conquistou 1º lugar em congresso nacional

Teresina (PI) – Um trabalho produzido no âmbito do Grupo de Pesquisa de Doenças Inflamatórias Intestinais do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) conquistou o primeiro lugar entre os apresentados ao 1º Congresso Brasileiro de Doença Inflamatória Intestinal, realizado em Campinas, de 13 a 15 de abril.  O HU-UFPI é filiado à Empresa Brasileira dos Serviços Hospitalares (Ebserh).

Sob o título “A Manutenção da Cicatrização da Mucosa em Pacientes com Retocolite Ulcerativa (RU)”, a pesquisa analisou casos de pacientes com RU, um processo inflamatório crônico e contínuo da mucosa do reto e do cólon, que causa sangramento e diarreia com cólicas, sangue, muco e, eventualmente, pus, se houver infecção. O tratamento da RU consiste no controlo dos sintomas e cicatrização da mucosa intestinal.

Foram analisados 68 prontuários médicos de pacientes que alcançaram a cicatrização da mucosa, no período de 2002 a 2017, de forma a verificar se houve perda ou manutenção da cicatrização. Segundo o estudo, a probabilidade da manutenção da mucosa do cólon após o período de dois do tratamento foi de 87,8%. Quando o período pós-cicatrização é de cinco anos, a manutenção da mucosa é verificada em 46,3% dos casos. Isso mostra que, com o passar do tempo, a doença pode voltar a acometer os pacientes, demandando acompanhamento mais de perto para evitar ou minimizar seus efeitos.

A pesquisa é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Barbara Borba, recém-concluinte da residência médica em gastroenterologia da UFPI, tendo como orientador o gastroenterologista Murilo Lima. Além dos dois, compõem também a equipe do Hospital que apresentou a pesquisa, os gastroenterologistas Conceição Coelho, Thaline da Silva, Maria de Fátima Freitas e José Miguel Parente, este último Superintendente do HU-UFPI.

“O trabalho foi importante para percebermos a resposta dos pacientes ao tratamento que estão sendo submetidos e também porque insere o HU-UFPI como referência nacional em pesquisa cientifica na área”, explica Murilo Lima, que também é chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-graduação do HU-UFPI.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFPI