Notícias Notícias

Voltar

HU-Univasf adquire tomógrafo para diminuir tempo de espera dos pacientes

Modernização

HU-Univasf adquire tomógrafo para diminuir tempo de espera dos pacientes

Recursos para a compra são oriundos do Rehuf

Petrolina (PE) - O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem, ao longo dos últimos três anos, renovando e ampliando o seu parque tecnológico e executando melhorias na infraestrutura física. Os investimentos têm por objetivo oferecer um atendimento de maior qualidade à população.

Recentemente, o a unidade adquiriu mais um tomógrafo, no valor de R$ 1 milhão e 270 mil reais. O HU-Univasf já possui um dos mais modernos aparelhos da região, com uma média de produção de 1.200 exames de imagem por mês. Com a chegada do novo aparelho, a expectativa é diminuir o tempo de espera dos pacientes para a realização das tomografias. O setor ainda aguarda a chegada de mais um ultrassom para potencializar a assistência.

“As aquisições de equipamentos realizadas pelo HU têm ocorrido de forma planejada, os quais são solicitados pelos colaboradores de cada setor. O HU-Univasf é público e efetivo, pois tem reestabelecido a saúde de muitos cidadãos, devido ao profissionalismo e dedicação de seus trabalhadores”, afirmou o superintendente do hospital, Ronald Mendes.

Histórico

O processo de modernização do aparato tecnológico na unidade começou no ano de 2015, com a compra de equipamentos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e para o centro cirúrgico. Posteriormente, também foram sendo adquiridos mais instrumentos de suporte à vida para a sala de emergência, entre outros aparelhos para diversos setores da unidade hospitalar.

Hoje, o HU-Univasf conta com alguns dos equipamentos mais avançados entre todas as unidades de assistência em saúde públicas e privadas da região. No último mês de março, o hospital realizou um procedimento inédito para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Vale do São Francisco, a Colangiopancreatografia Retrograda Endoscópica (CPRE), técnica utilizada juntamente com a endoscopia digestiva e a imagem radiológica para diagnosticar e, principalmente, tratar doenças associadas ao sistema biliopancreático.

Segundo o médico endoscopista do HU, Vladimir Meireles Filho: “A CPRE nos permite, na mesma sessão, detectar e tratar anomalias da árvore biliar e/ou do canal pancreático principal, podendo, por exemplo, extrair cálculos e colocar próteses”, explicou.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2014, o HU-Univasf é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-Univasf