Notícias Notícias

Voltar

Ministro da Educação visita instalações do HUGV, em Manaus

Melhorias

Ministro da Educação visita instalações do HUGV, em Manaus

Rossieli Soares ainda inaugurou uma clínica-escola na região acompanhado do presidente da Ebserh

Manaus (AM) - O ministro da Educação, Rossieli Soares, visitou nesta segunda-feira (30) as instalações do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), em Manaus, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ele esteve acompanhado do presidente da estatal, Kleber de Melo Morais, e do vice-presidente da estatal, Paulo Henrique Costa.

O ministro destacou que o hospital e a Ebserh agora têm um grande desafio de garantir que a unidade esteja em pleno funcionamento até o final do ano. “Trouxemos o presidente e o vice-presidente da Ebserh aqui hoje para olhar o que está faltando, ouvir os especialistas e fazermos um planejamento para o HUGV, analisou.

Atualmente, o HUGV tem a sua primeira etapa concluída com 13 pavimentos e comporta UTI, Centros Cirúrgicos, Central de Material e Esterilização, quatro andares de Enfermaria, garagens e heliponto.A unidade ainda tem o diferencial de ser o único hospital público com heliponto no Amazonas. Os esforços agora são para contratar mais profissionais e concluir as áreas restantes.

“Os gestores do HUGV estão de parabéns pelo que têm feito para melhorar o atendimento no estado e na região Norte, visto que é referência em várias especialidades. Estamos em constante contato com os gestores locais visando encontrar soluções para os principais desafios e continuar oferecendo os melhores serviços possíveis à população dependente do Sistema Único de Saúde (SUS), destacou o presidente da Ebserh, Kleber Morais.

Inauguração

Ainda durante o dia, os gestores participaram da inauguração da clínica-escola do curso de medicina veterinária do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), em Manaus (AM). Com investimentos de R$ 601.682,41 na estrutura física e de R$ 553.368,44 em equipamentos e materiais permanentes, o local vai formar alunos para atendimento de clínica médica a pequenos animais e possibilitar o atendimento clínico e cirúrgico de animais pertencentes à população de baixa renda da cidade.

 “O Ifam é uma instituição fundamental para o desenvolvimento da região Norte”, destacou o ministro. “A clínica veterinária é estratégica para a formação dos profissionais que estudam aqui. Eles, há muitos anos, já vinham requerendo um espaço como esse. É fundamental que nós tenhamos uma clínica veterinária com atendimento ambulatorial, inclusive com cirurgia, para que esses jovens possam ter melhor estrutura no seu processo de formação”.

Treinamento

O ministro e gestores da Ebserh também visitaram o Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guias. A proposta é capacitar animais para trabalhar com deficientes visuais e formar treinadores /instrutores qualificados para o mercado de trabalho.

“Esse projeto é desenvolvido pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, mas que o MEC, junto com o Ifam, vai colocar para funcionar, trazendo para cá o primeiro e único dentro desta natureza para a região Norte”, ressaltou Rossieli Soares. “Nós conhecemos os desafios das pessoas que não enxergam. Assim, vamos ter um centro treinamento de preparação de cães-guias como esse em cada região do país”.

Imagens:

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh, com informações do MEC