Notícias Notícias

Voltar

Centro Cirúrgico Ambulatorial do CHC-UFPR expande atendimento

Hospital-dia

Centro Cirúrgico Ambulatorial do CHC-UFPR expande atendimento

Espaço é destinado a cirurgias de pequeno e médio portes

Curitiba (PR) – Foi inaugurado oficialmente, nesta quarta-feira, 2, o Centro Cirúrgico Ambulatorial do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), vinculado à Rede Ebserh. O espaço dispõe de cinco salas cirúrgicas, compartilhadas com o hospital-dia cirúrgico, serviço que atende casos que requerem intervenções cirúrgicas de pequeno e médio portes. Com isso, pacientes que antes ocupavam leitos dos centros cirúrgicos de procedimentos de alta complexidade, passaram a utilizar apenas os leitos do novo centro e sem a necessidade de internação, o que possibilitará um aumento significativo no número de cirurgias realizadas pelo hospital.

Presente na cerimônia, o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, reafirmou o compromisso da estatal com a melhoria dos serviços prestados na assistência e na educação na área da saúde. “Nossos hospitais são expoentes na saúde pública brasileira, pois são de ensino, pesquisa e extensão. E essa ampliação segue na linha de buscar sempre a excelência dos nossos serviços”, afirmou Morais. O presidente destacou ainda a readequação da planta para que os instrumentos cirúrgicos utilizados possam ser esterilizados próximo ao local dos procedimentos, agilizando as atividades.

O serviço no novo centro já vinha funcionando há cerca de 40 dias com três salas, tendo realizado 1.841 procedimentos no período, como contou a superintendente do CHC-UFPR, Claudete Reggiani. “Estamos implementando um novo modelo de funcionamento. O paciente que vem fazer o procedimento cirúrgico de pequeno ou médio porte não precisa ser internado, ele vem, faz a cirurgia e retorna para a sua casa”, explicou.

Participaram ainda do evento a governadora do Paraná, Cida Borghetti, o secretário estadual de saúde, Antônio Carlos Nardi, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

Saiba mais

No Centro Cirúrgico Ambulatorial são realizadas cirurgias de menor complexidade de diversas especialidades, como oftalmologia; otorrinolaringologia; urologia; dermatologia; cirurgia plástica e oncológica; cirurgia geral; neurologia muscular; nefrologia; hepatologia; pneumologia, e reumatologia; muitas delas com anestesia local. Também é esperado que todas as cirurgias oftalmológicas passem a ocorrer nas novas salas.

No caso do hospital-dia, ainda são oferecidos procedimentos clínicos e de diagnóstico. Nesse modelo de atendimento, os pacientes recebem alta em, no máximo, 12 horas após a cirurgia, diferencial desse tipo de atenção hospitalar. Com isso, ocorre a liberação dos leitos para os pacientes que necessitam de procedimentos mais complexos.

Com informações do CHC-UFPR