Notícias Notícias

Voltar

Prédio do Centro de Reabilitação de Uberaba é doado à UFTM

Formalização

Prédio do Centro de Reabilitação de Uberaba é doado à UFTM

Espaço é administrado pelo HC-UFTM, hospital vinculado à Rede Ebserh

Uberaba (MG) – A Santa Casa de Misericórdia de Uberaba repassou à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) o prédio onde funciona o Centro de Reabilitação do Hospital de Clínicas, unidade hospitalar vinculada à Rede Ebserh. A escritura de doação do prédio e de um terreno anexo foi assinada na última semana.

O conselho da Santa Casa aprovou a doação em dezembro de 2016. Entretanto, a regularização documental levou mais de um ano. “A UFTM planejará a expansão do Centro de Reabilitação no terreno anexo para desenvolver o trabalho com mais qualidade”, afirmou a reitora da UFTM, Ana Lúcia Simões.

O provedor da Santa Casa, Nilson Roso, complementou que a doação permitirá mais investimentos em benefício da comunidade. “Nada mais justo que a UFTM assumir de fato, porque já vinha conduzindo o atendimento. A tendência é que haja melhorias. Para o terreno anexo existem projetos de expansão dos atendimentos em fisioterapia”, comentou.

O Centro de Reabilitação Dr. Fausto da Cunha Oliveira é administrado pelo HC e conta com cerca de 63 trabalhadores. A estrutura física possui 28 salas. São oferecidos atendimentos de medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem, serviço social, psicologia e nutrição, com fluxo médio de 140 usuários por dia.  

Os pacientes são oriundos do próprio HC ou de outros estabelecimentos de saúde localizados em 19 cidades da macrorregião Triângulo Sul do Estado de Minas Gerais. O encaminhamento para triagem se dá por meio da central de regulação de vagas do município de origem. Aqueles com residência comprovada em Uberaba agendam consultas diretamente nos guichês da recepção.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFTM