Notícias Notícias

Voltar

Ebserh assina contrato para administrar Hospital de Clínicas de Uberlândia

Reestruturação

Ebserh assina contrato para administrar Hospital de Clínicas de Uberlândia

HC-UFU é o 40º hospital universitário federal vinculado à rede estatal

Brasília (DF) – A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) assinou contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a gestão do Hospital de Clínicas. Com a nova parceria, a Rede Ebserh passa a ter 40 hospitais universitários federais dos 50 existentes no país. O contrato foi assinado no Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira, 3.

O ministro Rossieli Soares ressaltou a importância da Rede Ebserh para o Brasil. “Temos a maior rede de hospitais públicos do país e a essa parceria é mais um ponto de claridade para a própria sociedade. Temos agora uma etapa importante de implementação e continuamos com o mesmo espírito de apoiar e fazer com que o hospital se torne cada vez mais uma referência na região de Uberlândia por meio da universidade”, declarou o titular da pasta de Educação.

A partir da assinatura do contrato é iniciada a implantação de um plano de transição com duração de dois anos que prevê a reestruturação da unidade hospitalar, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a estatal. O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, com a realização de concurso público.

Segundo o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, um dos principais objetivos dessa reestruturação é possibilitar a ampliação do número de leitos para melhorar a oferta de serviços oferecidos à população. “Temos um compromisso com o ensino, com a pesquisa e com a extensão, sem nunca deixarmos de lado o atendimento à saúde das pessoas que mais precisam e que procuram nossos hospitais”, reforçou Morais.

O reitor da UFU, Valden Steffen Júnior, agradeceu o empenho de todos na realização da parceria. “Só tenho palavras de agradecimento à equipe da Ebserh e da universidade, particularmente à equipe do hospital, que têm trabalhado arduamente nesses últimos meses até que pudéssemos chegar a esse dia. Esse é um passo importante”, avaliou o reitor.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Os hospitais universitários administrados a partir da parceria com a empresa pública continuam subordinados academicamente às universidades e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece de forma gratuita, 100% no âmbito do SUS.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Ebserh assina contrato para administrar Hospital de Clínicas de Uberlândia

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh