Notícias Notícias

Voltar

Telessaúde no hospital de Salvador comemora dez anos de atividades

Educação

Telessaúde no hospital de Salvador comemora dez anos de atividades

Unidade do Hupes foi criada como parte do projeto Rede Universitária de Telemedicina

Salvador (BA) – O Núcleo Universitário de Telessaúde (Nuts), como é conhecida a Unidade de Telessaúde do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Rede Ebserh, completa neste mês de maio dez anos de plena atividade a serviço do ensino, da pesquisa e da extensão em saúde. Criada como parte do projeto Rede Universitária de Telemedicina – projeto Rute, esta unidade está entre os nove primeiros núcleos implantados no país.

Desde 2008, o Nuts garante acesso a recursos de comunicação que permite a comunidade acadêmica local uma interação rápida e eficiente com profissionais de diversas instituições no Brasil e no mundo. Mais de 2 mil sessões, entre videoconferências e webconferências, foram realizadas nesse período, utilizando-se de uma malha de fibra óptica de alta velocidade para comunicações a distância.

Em dez anos de existência, quase 18 mil usuários puderam contar com equipe técnica qualificada e infraestrutura física e tecnológica projetada para oferecer uma experiência de comunicação, em tempo real, durante conferências de naturezas diversas que contaram com participantes situados em pontos remotos.

Sessões científicas vinculadas a atividades de ensino; reuniões de grupos multicêntricos de pesquisa; bancas examinadoras de cursos de graduação e pós-graduação; transmissões de cirurgias para salas de aula e conferências relacionadas à gestão institucional são exemplos de atividades que passaram a contar com a participação de indivíduos a distância, como parte de uma nova rotina inserida no hospital universitário da UFBA pela Unidade de Telessaúde. O Nuts ainda oferece suporte: à gravação de videoaulas; à realização de webpalestras ao vivo e à capacitação de pessoas.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Hupes-UFBA é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh