Notícias Notícias

Voltar

Colaboração entre hospitais da Rede Ebserh possibilita avanços em tratamento renal

Nefrologia

Colaboração entre hospitais da Rede Ebserh possibilita avanços em tratamento renal

Realização de laudo de biópsias pelo HU-UFMA é uma das inovações que garante mais agilidade e precisão no atendimento aos pacientes

Dourados (MS) – Um diagnóstico preciso é fundamental para o sucesso e a eficácia de qualquer tratamento, e, na busca por alternativas viáveis para ampliar a oferta do serviço de nefrologia, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) estabeleceu importante parceria com o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA). Ambos os HUs são filiais da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que administra 40 hospitais universitários federais.

No caso específico da nefrologia, a cooperação entre os dois hospitais se consolida por meio da realização de biópsias renais, possibilitando diagnósticos precisos. As amostras coletadas em pacientes do HU-UFGD são enviadas ao HU-UFMA, que realiza os exames e retorna os laudos com o diagnóstico em tempo hábil para o início do tratamento adequado.

“O trabalho em rede é uma possibilidade que beneficia todos os parceiros, na medida em que possibilita agilidade e praticidade, mas também a expansão dos serviços de assistência e a aplicação das pesquisas desenvolvidas no âmbito dos hospitais universitários”, comentou o superintendente do HU-UFGD, Ricardo do Carmo Filho.

O médico Diego Polido, chefe da Unidade do Sistema Urinário do HU-UFGD, contou como se deu o início da cooperação com o HU-UFMA e comenta os benefícios dessa metodologia de trabalho. “O patologista renal Gyl Eanes, que é vinculado ao hospital do Maranhão, está montando lá um dos mais modernos serviços de patologia renal da América Latina e está oferecendo a realização de leitura em biópsia renal para toda a Rede Ebserh. Com isso, temos a possibilidade do diagnóstico preciso em torno de dez dias, o que diminui o tempo de internação do paciente e favorece o início de um tratamento eficaz num prazo bem menor”.

Ainda de acordo com o médico, antes dessa cooperação, o prazo para realização dos exames era superior 30 dias, e envolvia também o custo e o risco do envio das amostras ou da transferência do próprio paciente para um hospital em Campo Grande. A alternativa era, ainda, tratar empiricamente, sem a confirmação do diagnóstico.

“Em alguns casos, o medicamento não era o mais adequado, visto que, em muitas doenças, as manifestações e os sintomas se confundem. Por isso, nem sempre o diagnóstico correto é possível sem a biópsia. Outro fator importante é a diminuição do tempo de internação, já que em muitas vezes o paciente permanecia internado, aguardando vaga para transferência para Campo Grande, o que aumentava custos operacionais ao HU-UFGD, bem como potencializava os riscos de uma infecção hospitalar para o paciente”, comentou Diego.

A partir dessa metodologia cooperação, com a expansão do trabalho em rede, a perspectiva para o HU-UFGD é de aumento da capacidade de atendimento. “Não só aumenta a capacidade, como possibilita o completo atendimento no serviço de nefrologia ambulatorial no HU-UFGD, permitindo almejar projetos maiores, como a realização de transplante renal, para o que é imprescindível a biópsia renal”, finalizou o médico.

Sobre a Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFGD