Notícias Notícias

Voltar

Mutirão do Hospital Universitário de Brasília oferece tratamento oftalmológico

Parceria

Mutirão do Hospital Universitário de Brasília oferece tratamento oftalmológico

Meta é realizar tratamento de mais de 400 pessoas com retinopatia até o final de junho

Brasília (DF) – O tratamento com laser pode impedir que um problema na visão chegue à cegueira, mas precisa ser feito no tempo certo. Por isso, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Universidade de Brasília (UnB) e à Rede Ebserh, iniciou um mutirão na sexta-feira, 4, para atender cerca de 400 pacientes com retinopatia que aguardam pelo tratamento na fila da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O atendimento será toda sexta-feira, até o final de junho. No primeiro dia, foram atendidos 40 pacientes.

“É mais uma parceria do HUB com a Secretaria de Saúde para beneficiar a população, que precisa muito e tem urgência no tratamento”, garante o chefe da Unidade de Cabeça e Pescoço do HUB, Júlio César Romanholo.

As principais causas da retinopatia são diabetes, hipertensão arterial e miopia muito alta. A doença pode reduzir a visão e, nos casos mais graves, levar à cegueira. “O laser é o tratamento mais indicado para as retinopatias. Quanto mais cedo se faz o tratamento, mais chances do quadro não se agravar”, explica a oftalmologista do HUB Ana Paula Tupynamba.

Além de Ana Paula, a equipe que atua no mutirão conta com mais um oftalmologista, dois médicos residentes e três profissionais da área administrativa. O mestre de obras Manuel Félix, de 71 anos, descobriu a doença em 2015 e esperava pela continuidade do tratamento com laser há dois anos. “A escuridão me incomoda muito. Mas agora, com o laser, acredito que vou melhorar”, conta.

O auxiliar de limpeza Antônio Barbosa também foi atendido no primeiro dia do mutirão. Ele foi diagnosticado com retinopatia diabética há quatro anos e há mais de um ano aguardava pelo tratamento. “Depois de tanto tempo esperando, chegou a minha vez. Agradeço muito, estou esperançoso que vou enxergar melhor”, desabafa Antônio.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HUB-UnB é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUB-UnB