Notícias Notícias

Voltar

Hospital Antonio Pedro recebe novo equipamento para diagnóstico e terapia cardiovascular

Angiógrafo

Hospital Antonio Pedro recebe novo equipamento para diagnóstico e terapia cardiovascular

Aparelho é o único oferecido pelo SUS na Região Metropolitana II do estado do RJ

Niterói (RJ) – O Setor de Hemodinâmica do Hospital Universitário Antonio Pedro Huap, vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF) e à Rede Ebserh, recebeu um aparelho de angiografia mais moderno e preciso. O equipamento foi adquirido com recursos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) – e é o único que realizará procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Metropolitana II do estado do Rio de Janeiro.

O angiógrafo está sendo instalado e a previsão é que entre em funcionamento em junho. O local que recebeu o aparelho passou por adequação na parte elétrica, climatização, além de revestimento para proteção contra a radiação. Com ele, será possível executar diagnósticos e terapias nas áreas cardio e neurovascular, arteriografias abdominal, dos membros e do cérebro.

A angiografia é o método de realização de exame radiográfico que permite a captura de imagens dos vasos sanguíneos. Ele possibilita um diagnóstico mais profundo de doenças como o infarto do miocárdio, embolia pulmonar e acidente vascular cerebral (AVC).

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2016, o Huap-UFF é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao MEC que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do Huap-UFF