Notícias Notícias

Voltar

HC-UFMG amplia atendimento a pacientes que aguardam aparelhos auditivos

Força-tarefa

HC-UFMG amplia atendimento a pacientes que aguardam aparelhos auditivos

Estão programadas cerca de 30 consultas por seis sábados consecutivos, totalizando 180 atendimentos

Belo Horizonte (MG) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), vinculado à Rede Ebserh, realiza uma força-tarefa para atender pacientes em fila de espera para reposição de aparelhos auditivos. Com essa ação, será possível aumentar o número de atendimentos de pacientes regulados, que são aqueles que já estão em acompanhamento.

Nestes dias, o atendimento da fonoaudiologia será exclusivo à saúde auditiva. A ação teve início no dia 28 de abril e se repetiu no último sábado, 5. Ao todo, serão seis sábados de atendimento, incluindo os dias 12 e 19 de maio; 9 e 23 de junho. Estão programadas cerca de 30 consultas por dia, cinco vezes o número de pacientes atendidos normalmente, totalizando 180 beneficiados.

Todos os pacientes são usuários de aparelhos auditivos e, por isso mesmo, passarão por uma avaliação audiológica, audiometria tonal liminar, audiometria em campo livre e adaptação de aparelho de amplificação sonora individual. Nestes casos, o paciente sairá do HC-UFMG já com o aparelho regulado. Já aqueles que precisarem de novo molde passarão por uma pré-moldagem para confecção e deverão voltar ao hospital em nova data.

Participam da força-tarefa três fonoaudiólogas, além de acadêmicos de fonoaudiologia. Segundo uma das coordenadoras da ação, Lilia Correia Simões, o objetivo é repetir a força-tarefa no segundo semestre deste ano e voltar, em breve, a atender pacientes de primeira consulta, ou seja, aqueles que iniciarão tratamento.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFMG é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A instituição, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFMG