Notícias Notícias

Voltar

HC-UFTM inicia a análise automatizada de exames de coagulação sanguínea

Modernização

HC-UFTM inicia a análise automatizada de exames de coagulação sanguínea

São realizados, em média, 200 exames de coagulação sanguínea, diariamente, no Hospital de Clínicas

Uberaba (MG) – Mais eficiência nos exames de coagulação pré-operatórios e no monitoramento do uso de anticoagulantes no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh. Esse é o benefício resultante da aquisição de dois coagulômetros automatizados de plasma sanguíneo.

Os equipamentos entraram em uso no início de maio, após duas semanas de treinamento das equipes da Unidade de Patologia Clínica do HC. Dotados de tecnologia de última geração, identificam inadequações nas amostras, evitando repetições desnecessárias e o desperdício de material.

“Até então, a análise do volume e aspecto do plasma era feita visualmente pelos profissionais. O novo processo quantifica as amostras com total precisão e reprova as que apresentem hemácias, coágulos, gordura ou conteúdo inferior a 4,5 ml”, descreve Marina Monteiro, chefe da Unidade de Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do HC.

Segundo Marina Monteiro, a pré-análise eletrônica agiliza a obtenção dos resultados e garante que os reagentes sejam utilizados apenas em amostras válidas. São realizados, em média, 200 exames de coagulação sanguínea, diariamente, no Hospital de Clínicas. A compra ocorreu por pregão eletrônico, modalidade que garante o menor preço, com maior qualidade, à administração pública. Foram investidos R$ 473,5 mil.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HC-UFTM é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFTM