Notícias Notícias

Voltar

Projeto incentiva gestantes a valorizar cuidados com a saúde

HU-UFGD

Projeto incentiva gestantes a valorizar cuidados com a saúde

São realizadas rodas de conversa e práticas integrativas para motivar e orientar as futuras mães

Dourados (MS) – Compreender a gestação como um momento de profundas transformações, que requer atenção, cuidado, respeito e muita informação. Esse é o princípio fundamental do Projeto Saberes do Gestar, desenvolvido por uma equipe multiprofissional vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) de Dourados, em parceria com o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) e com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Realizado desde dezembro do ano passado por meio de encontros mensais, com palestras, atividades práticas e troca de informações relacionadas sempre a um tema específico, o projeto envolve ainda o acompanhamento da gestante com relação ao pré-natal, orientando e “cobrando” o comparecimento às consultas, a realização de exames e o correto preenchimento da Caderneta da Gestante.

“A gestação é um momento de transformações físicas e emocionais na mulher, que envolvem mitos, dúvidas, crenças e expectativas, que podem estar diretamente relacionados ao contexto familiar e social”, explica a enfermeira Sandra Rodrigues, coordenadora do projeto.

Ela lembra ainda a importância de valorizar e reconhecer as práticas e saberes populares, desenvolvendo a capacidade de dialogar e estabelecer trocas eficazes, até para otimizar e tornar cada vez mais acessíveis os recursos técnicos e científicos disponíveis na Rede de Atenção Básica à Saúde. Assim, durante as rodas de conversa, as gestantes podem esclarecer dúvidas com os palestrantes convidados e também contribuem com seus relatos, enriquecendo a troca de experiências sobre as vivências de sua gestação.

Ao final de cada encontro, também com a participação de convidados, as gestantes têm a chance de conhecer uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) de cuidado com a saúde reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como Reiki, Yoga, Meditação, Arteterapia, Musicoterapia, Aromaterapia, Dança Circular, entre outras.

O encontro de maio teve como o tema a amamentação, e contou com a participação da enfermeira Caroline Amaral, do HU-UFGD. O evento terminou com uma prática de yoga que incluiu exercícios respiratórios e demonstração de algumas posturas de indicadas para gestantes.

Sobre a Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é filiado à Rede Ebserh, instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do HU-UFGD