Notícias Notícias

Voltar

Atividades sobre higienização das mãos nos hospitais da Rede Ebserh

Prevenção

Atividades sobre higienização das mãos nos hospitais da Rede Ebserh

Ações incluem palestras, distribuição de materiais informativos e dinâmicas educativas

Brasília (DF) – Em São Paulo, quatro hospitais da Rede receberam o prêmio Liderança de Alto Impacto no segundo encontro presencial do projeto Colaborativa Proadi-SUS, em reconhecimento às ações por implementadas de redução da infecção hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva. Foram eles: Maternidade-Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará (Meac-UFC), Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) e Hospital Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE).

Em Teresina, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí realizou a II Semana de Segurança do Paciente em conjunto com a IV Semana de Higienização das Mãos, com uma programação que inclui palestras, painéis informativos e integrativos. A programação incluiu ações voltadas para temas relacionados aos Protocolos de Segurança do Paciente.

Em Fortaleza, uma das ações que está movimentando o Hospital Universitário Walter Cantídio é o concurso cultural “A segurança está em suas mãos. Higienize”, com o objetivo de eleger a foto que melhor representa a higienização das mãos nas unidades de trabalho. A equipe vencedora ganhará uma cafeteira.

Na Paraíba, o Hospital Universitário de Lagarto realizou uma atividade de educação em saúde com o tema “A importância da higienização das mãos no controle de infecções”. Como parte da capacitação foi realizada palestra e ações de incentivo e sensibilização sobre a importância da higienização das mãos.

Em Maceió, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) promoveu ações educativas, com distribuição de álcool gel e brindes aos trabalhadores do hospital. A sensibilização acontece anualmente no HU e leva de forma lúdica, informações preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Niterói, o Hospital Universitário Antonio Pedro realizou atividades educativas, com perguntas descontraídas sobre a higienização das mãos. Durante a ação, foi divulgada a Campanha Adorno Zero, em que todo trabalhador do serviço de saúde deve retirar adornos (anéis, pulseiras, relógios) no ambiente de trabalho. Houve ainda a distribuição de porta adornos.

No Recife, a campanha “Salve vidas: Higienize as mãos” foi realizada pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. A ação educativa contou com distribuição de álcool gel, informações sobre a forma adequada de limpar as mãos, exibição de vídeos e banners e teve como gancho o Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado no dia 5 de maio.

Em Rio Grande, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. promoveu a 1ª Semana de Segurança do Paciente, com ações com o tema “Higienização das Mãos”, além de outros como: Segurança do Paciente no Ambiente Hospitalar; Campanha Adorno Zero; Identificação do Paciente; e Campanha de Notificação.

Em Belo Horizonte, o Hospital das Clínicas promoveu o I Concurso de Paródias do HC, que teve como tema a higienização das mãos. A vencedora foi a paródia da música “Dona Maria”, sucesso na voz do cantor sertanejo Thiago Brava. Em segundo lugar ficou a paródia da música “A Barata”, do grupo “Só Pra Contrariar”, seguida pela paródia do sucesso “Corpo Sensual”, do cantor Pablo Vittar”. Houve ainda ação educativa no hall de entrada do prédio principal e blitz educativa pelos andares do HC com o robô humanóide Ozires. 

No Distrito Federal, o Hospital Universitário de Brasília promoveu palestra sobre o tema, apresentação do Protocolo de Sepse atualizado, realização de dois cursos a distância, oferecidos pelo Hospital Albert Einstein (Atualização em Sepse e Atualização em Higienização das Mãos), além da distribuição de cartazes, faixa e adesivos.

Em Aracaju, O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) foi realizada uma ação itinerante, abordando funcionários de diversos setores para reforçar as medidas relacionadas ao tema. Foram produzidos banners e cartazes com a técnica para higienização das mãos. Nas visitas, foram realizadas apresentações didáticas para que os profissionais possam refletir sobre a importância de executar essas ações, além de “cantoria” de paródias sobre o tema da campanha.

Em Santa Cruz, o Hospital Universitário Ana Bezerra promoveu ações itinerantes nos diversos setores da instituição. Foi realizada dinâmica com utilização de caixa com luz negra, com decoração lúdica e que recebeu a denominação de Doutor Micróbio. A equipe utilizava um álcool gel fosforescente que após a sua utilização era visualizado no interior da caixa se a cobertura fornecida com o uso de sua técnica era efetiva, possibilitando ver locais onde o álcool não tinha alcançado a pele.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos promoveu a palestra “Higienização das Mãos: um compromisso que salva vidas”, que fez parte do evento “Abril pela Segurança do Paciente no HU-UFSCar”. Também foi realizada uma atividade com luz negra, que avaliou a forma como os profissionais de saúde estão higienizando suas mãos, além de trazer dados específicos sobre essa prática no hospital.

Em Manaus, o Hospital Universitário Getúlio Vargas montou um stand no hall de entrada onde por meio de experimento com luz negra foi possível identificar os pontos de sujeira das mãos e repensar a importância da lavagem de mão realizada corretamente. As atividades incluíram ainda blitz nas clinicas apresentando boletins da Unidade de Vigilância em Saúde e distribuição de brindes aos participantes.

Em Salvador, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos também montou um stand que simulou o ambiente de assistência à saúde, com um quarto hospitalar e seus equipamentos. Nos objetos, foram sinalizadas as bactérias mais associadas às infecções hospitalares e o tempo de permanência desses microrganismos em superfícies e objetos sem a devida higienização. Também foi realizada uma dinâmica de higienização das mãos, utilizando uma caixa de luz fluorescente. Além disso, folders foram entregues aos pacientes e seus acompanhantes. 

Imagens:

Com informações do HUFs