Notícias Notícias

Voltar

Hospitais da Rede Ebserh participam do Dia Mundial da Doação de Leite Humano

ALEITAMENTO

Hospitais da Rede Ebserh participam do Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Movimento busca incentivar o aleitamento e arrecadar frascos de vidros para doação

Doar leite pode salvar vidas! Por isso, o Banco de Leite Humano Humano (BLH) da Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) e filial da Rede Ebserh, participou de um “Mamaço” realizado no último sábado (19), Dia Mundial da Doação de Leite Humano.

A ação deu o pontapé inicial ao projeto nacional de sensibilização para a doação de leite humano. Com o intuito de conscientizar a população sobre o tema em todo o Brasil com a mobilização de milhares de pessoas em um grande ato de amamentação coletiva, o evento acontece paralelo à campanha Aqui Tem Vida, de arrecadação de frascos de vidro, que será realizado em 19 empreendimentos até o dia 28 de maio e busca suprir um dos maiores problemas dos bancos de leite humano: o armazenamento.

Em funcionamento desde 1995, o Banco de Leite da MEJC é considerado referência no Estado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz (rBLH), sendo responsável pelo controle de qualidade e distribuição do leite materno para cerca de 80% dos recém-nascidos em situação de risco no Rio Grande do Norte.

Segundo Ana Zélia Pristo, coordenadora do BLH da maternidade o aleitamento materno é de extrema importância tanto para a mãe quanto para o bebê. “O ato de amamentar, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho”, afirma.

Ela explica que todo o leite doado é processado e pasteurizado para que possa ser distribuído de forma segura para os bebês que estão em UTIs, não só em Natal, mas em todo o Estado.

Ação em Dourados (MS)

Já no Hospital Universitário da Universitário Federal de Dourados (HU-UFGD) realizou uma roda de conversa para as colaboradoras da unidade que têm em comum o mesmo desafio: a amamentação. Algumas ainda gestantes, se preparando para viver essa realidade, outras que já retornaram da licença maternidade e vivem o desafio de manter o aleitamento, mesmo com a volta ao trabalho.

“Foi uma experiência muito proveitosa. Trocar experiências, conversar, descobrir que todas passamos basicamente pelas mesmas dificuldades, e saber que podemos encontrar apoio aqui mesmo, no nosso ambiente de trabalho, foi bem reconfortante”, comentou Elenir Corrêa, assistente administrativa lotada na secretaria da Gerência de Atenção à Saúde, mãe do Miguel, que tem 11 meses.

No HU-UFGD, em 2017, 1.873 litros de leite humano foram coletados, por meio da ação de 1.722 doadoras. Com essa quantia, puderam ser alimentados 878 bebês que estiveram internados nas Unidades de Terapia Intensiva e de Cuidados Intermediários Neonatal do hospital. Também foram realizadas 2.255 visitas domiciliares, 6.483 atendimentos individuais e 2.010 atendimentos a grupos de mães.

Ação no Rio de Janeiro

Em Niterói (RJ), o Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), reuniu doadoras e mães de receptores em uma roda de conversa com o objetivo de ampliar a doação para pasteurização e redistribuição do leite para bebês prematuros.O leite doado é utilizado para amamentar os recém-nascidos que estão na UTI Neonatal do Huap. Hoje são utilizados por semana cerca de 5 litros de leite humano e a coleta é de 3 litros. Ou seja, um déficit de 2 litros por semana. Por esta razão, a doação de qualquer quantidade é importante.

O Banco de Leite Humano do Huap ensina como fazer a ordenha e retira o leite na casa da doadora. Basta realizar um cadastro que uma equipe de saúde especializada irá acompanhar todo o processo de aleitamento materno.

Serviço

O Banco de Leite da MEJC funciona diariamente das 7h30 às 17h30, doações e outras informações podem ser obtidas no 0800.721.0078.

No HU-UFGD, mais informações e orientações podem ser obtidas pelo telefone do Banco de Leite Humano da unidade: (67) 3410-3002.

As mulheres interessadas em doar leite no Huap podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano da unidade, no telefone (21) 2629-9234. Quem preferir pode visitar pessoalmente o Banco de Leite do Huap, na AV. Marquês do Paraná, 303, térreo, Centro, Niterói.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh, com informações da MEJC e do HU-UFGD