Notícias Notícias

Voltar

HU em Petrolina (PE) realiza mais de 150 procedimentos durante “Semana Internacional da Tireoide”

Mutirão

HU em Petrolina (PE) realiza mais de 150 procedimentos durante “Semana Internacional da Tireoide”

Ação atendeu quem já suspeitava da existência de nódulos ou estavam aguardando consulta

Petrolina (PE) - O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem promovendo o primeiro mutirão de atendimentos para detectar e tratar nódulos na tireoide. A ação é realizada em comemoração à “Semana Internacional da Tireoide” que tem como objetivo levar informações e conscientizar a população sobre doenças da tireoide.

O mutirão começou no dia 21 e vai até 25 de maio (Dia Internacional da Tireoide), na Policlínica do HU-Univasf. Já foram realizadas 120 consultas com médicos especialistas em endocrinologia e cirurgia de cabeça e pescoço e 39 exames de ultrassonografia. Na sexta-feira, ainda serão realizadas punções e cirurgias para a retirada de nódulos. Além dos atendimentos, o mutirão também promoveu, na quarta-feira (23), uma mesa redonda sobre as patologias da tireoide, voltada para os profissionais do HU e estudantes da área da saúde.

Os atendimentos eram voltados para pessoas que suspeitavam da existência de nódulos ou aqueles que já conheciam o problema e aguardavam a disponibilidade de uma consulta especializada ou a realização do exame de ultrassonografia. “A procura superou as nossas expectativas. A princípio, tínhamos destinados 4 dias para agendamentos, sendo que ao final do primeiro dia já tínhamos 90% das vagas preenchidas. Devido a isto, aumentamos o número de atendimentos. Mesmo assim, as vagas foram totalmente preenchidas no segundo dia de marcações”, contou o cirurgião de cabeça e pescoço do HU-Univasf, Aglailton Menezes.

Ainda segundo o médico, pacientes de Pernambuco e da Bahia procuraram os serviços. A maioria eram mulheres jovens, algumas delas aguardavam por consultas há mais de um ano. Sendo que alguns pacientes aguardavam o exame de punção há quase dois anos.

Sobre a tireoide

A tireoide é uma glândula, em forma de borboleta, localizada na região anterior do pescoço abaixo da cartilagem cricóide, conhecida como pomo de Adão. Ela produz os hormônios importantes para o equilíbrio do organismo, o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina). Os hormônios tireoidianos agem em praticamente todos os órgãos, estimulando várias funções. Nas mulheres, pode alterar a ciclo menstrual e ovulação quando ocorrem disfunções tireoidianas.

As doenças são muito frequentes, a glândula pode aumentar de tamanho homogeneamente ou na forma de nódulos benignos ou malignos. Quando deixa de produzir hormônios adequadamente ocorre o hipotireoidismo e quando ela produz em excesso, o hipertireoidismo. Ambas situações trazem consequências negativas para o organismo. 

A incidência de nódulos em mulheres é de 50 a 70%, contudo, boa parte deles são benignos e não causam problemas à saúde. Existe um protocolo de autoexame da tireoide com orientações que podem ajudar na detecção dos nódulos.

O indivíduo deve segurar um espelho, visualizando no seu pescoço a região logo abaixo do pomo de adão (mais conhecido como gogó), onde está localizada a tireoide. Incline a cabeça para trás e observe a existência de alguma alteração. Beba um gole de água, o ato de engolir faz com que a glândula se movimente. Observe se existe algum aumento de saliência e, caso ocorra, procure um médico.

Imagens:

Com informações do HU-Univasf