Notícias Notícias

Voltar

Sistema eletrônico por senha agiliza atendimento no Hospital de Santa Maria

Consultas Agendadas

Sistema eletrônico por senha agiliza atendimento no Hospital de Santa Maria

Com melhoria no atendimento, unidade passou a oferecer 22 mil consultas ambulatoriais por mês

Santa Maria (RS) – Após a organização das salas dos ambulatórios e a marcação das consultas agendadas por blocos de horários, o Hospital Universitário de Santa Maria, vinculado à Rede Ebserh e à Universidade Federal de Santa Maria (UFMS), passou a oferecer cerca de 22 mil consultas ambulatoriais mês. Com tantos pacientes circulando no hospital, foi preciso adotar uma estratégia para organizar as filas e dar agilidade ao atendimento de todas essas pessoas, que se deslocam, diariamente, de 45 municípios da região para tratamento de saúde.

Para isso, no início de maio, foi instalado o sistema de gerenciamento eletrônico por senhas, na Central de Marcação de Consultas. O Sistema de Gerenciamento do Atendimento (SGA) gerencia filas e fluxos por meio da emissão de senhas e chamada por meio de painéis eletrônicos. Dessa forma, o paciente chega na portaria principal do HUSM, se dirige ao guichê de atendimento, informa o que veio fazer no hospital e recebe a senha correspondente. Com ela em mãos, senta e aguarda a chamada no monitor instalado.

No monitor é possível verificar a lista das senhas que já foram chamadas, a fim de facilitar ao paciente o acompanhamento e evolução. No total são 10 guichês de atendimento, sendo divididos em atendimento prioritário (quatro guichês), atendimento convencional (cinco guichês) e atendimento da demanda do paciente (um guichê).

“Além disso o sistema fornece uma diversidade de informações gerenciais com relatórios, estatísticas e gráficos avançados sobre os atendimentos. É possível obter o tempo médio de atendimento por atendente, por período e por unidade, entre outras que auxiliam na gerência e administração das unidades de atendimento”, explica Josete Baratto, chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde.

Alguns relatórios podem ser gerados em tempo real, diariamente ou no final do mês. Por meio deles o hospital poderá realizar comparativos já no segundo semestre. Terá condições de identificar e exibir graficamente os totais de atendimentos por fila, bem como os horários de maior fluxo de pacientes.

Este sistema foi implantado pela equipe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) do HUSM, que personalizou o programa e a estrutura dos guichês de atendimento. Também foi a SGPTI que conseguiu monitores, computadores, impressora de senha e foi a responsável pela capacitação dos servidores.

“O sistema permite que o Serviço de Regulação monitore e acompanhe o fluxo de atendimento em tempo real, redirecionando os atendimentos conforme necessidade. Também permite uma diversidade de informações sobre o andamento dos serviços prestados”, afirma Emerson Mortari, chefe do SGPTI.

O HUSM reestruturou a sala de espera do paciente, colocando algumas cadeiras.  Para ampliar o número de assentos disponíveis e para que o espaço se torne ainda mais confortável, o hospital irá providenciar a retirada dos caixas eletrônicos, hoje instalados no local.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HUSM-UFSM é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUSM-UFSM