Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário promove mutirão de ultrassonografia em São Carlos

Exames

Hospital Universitário promove mutirão de ultrassonografia em São Carlos

Além dos 168 exames mensais ação realizou ainda outros 30 procedimentos

São Carlos (SP) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), vinculado à Rede Ebserh, realizou, na última semana, um mutirão de exames de ultrassonografia. A iniciativa partiu de reunião periódica com a Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, que apontou a necessidade desses exames especificamente para pacientes do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (Caic).

Além dos 168 exames de ultrassonografia mensais já previstos no contrato entre o HU e a Prefeitura, o mutirão vai realizar outras 30 ultrassonografias gerais. A prioridade dos pacientes para os exames foi levantada pelo Departamento de Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria Municipal de Saúde.

O agendamento dos exames foi feito diretamente pelo Caic com cada paciente. Para realizar o mutirão, o HU reorganizou o horário de trabalho da equipe de Radiologia de modo a garantir que todos os exames agendados fossem executados.

Juliana Rinaldi, chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HU, aponta que "todo o esforço para realizar o mutirão é resultado da parceria entre as regulações do Município e do HU-UFSCar, que atuam em constante articulação para atender as necessidades de saúde da cidade de São Carlos".​

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações da HU-UFSCar