Notícias Notícias

Voltar

Complexo Hospitalar da UFPA conta com mais de 50% dos concursados da Ebserh

Convocação

Complexo Hospitalar da UFPA conta com mais de 50% dos concursados da Ebserh

Até o momento, foram chamados 308 profissionais dos 495 sinalizados para este ano

Belém (PA) – Os hospitais Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), que formam o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), receberam na última sexta-feira, 1, mais 68 profissionais aprovados em concurso realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC). É a quinta convocação dos aprovados no concurso que ofertou 815 vagas, que devem ser preenchidas até o final de janeiro de 2019.

Até o momento, foram chamados 308 profissionais pela empresa, mais de 50% dos 495 sinalizados para este ano pelo presidente da empresa pública, Kleber Morais, ao superintendente do Complexo, Paulo Roberto Amorim, na última vez que esteve em Belém em outubro de 2017.

A abertura do evento de integração e recepção aos novos convocados aconteceu no auditório com a apresentação dos gestores e realização de palestras sobre a estruturação das instituições hospitalares, promovidas pelos gerentes de Administração (GAD), Ensino e Pesquisa (GEP), Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) e gerências de Assistência à Saúde (GAS) do HUBFS e HUJBB.

Paulo Amorim recepcionou os concursados anunciando que as portas da superintendência estão abertas e que espera contar com eles como cogestores para administrar o Complexo. Ele ressaltou que, a partir de agora, ao ingressarem na Rede Ebserh por meio dos hospitais Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto, eles fazem parte da “maior rede de hospitais públicos universitários no mundo, congregando 40 unidades de saúde, com uma forma diferente de gerir e financiar”. 

Entre os 68 acolhidos pelos gestores e trabalhadores do Complexo Hospitalar estava a assistente social Samara Rodrigues, que espera “encontrar um ambiente de trabalho com uma equipe interdisciplinar completa para trocar informações visando um aprendizado mútuo, independente de outros vínculos profissionais que vivenciados por mim”.

Natural de Belém, comentou que, mesmo vivendo na capital paraense desde a infância, não tinha conhecimento da estrutura do HUJBB, onde está lotada. “Isso aumenta mais as minhas expectativas, por causa do que o hospital representa à capital paraense”, enfatizou.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2015, os Hospitais universitário Bettina Ferro de Souza e João de Barros Barreto são filiados à Rede Ebserh. Vinculada ao MEC, a Ebserh administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Complexo Hospitalar da UFPA