Notícias Notícias

Voltar

Maranhão é líder mundial de câncer de pênis, aponta estudo do hospital da Rede Ebserh

Diagnóstico

Maranhão é líder mundial de câncer de pênis, aponta estudo do hospital da Rede Ebserh

Pesquisa publicada em revista internacional revela que maioria dos casos está associada ao HPV

São Luís (MA) – Dados de uma pesquisa realizada no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Rede Ebserh, revelam que o estado nordestino é líder em casos de câncer de pênis no Brasil e no mundo. O estudo foi realizado por um grupo formado por 12 pesquisadores, sendo 11 do Maranhão e uma de São Paulo, divididos entre profissionais, acadêmicos e pós-graduandos.

O trabalho utilizou dados de três hospitais de São Luís: HU-UFMA, Hospital Aldenora Belo e Hospital Geral Tarquinio Lopes Filho, tendo como base registros de 2004 a 2014 referentes aos prontuários e laudos das biópsias. Em homens com a faixa-etária entre 18 e maiores de 80 anos, foram detectados 392 casos de câncer de pênis. Destes, mais de 90% estão associados com o HPV. 

Baseado na pesquisa, o artigo científico “Penile cancer in Maranhão, Northeast Brazil: the highest incidence globally?”, publicado recentemente na revista internacional BMC Urology,  determina a incidência mínima de câncer de pênis e descreve as características epidemiológicas e clínicas dos pacientes diagnosticados com a doença no estado do Maranhão.

Um dos autores da pesquisa, Gyl Eanes, patologista renal e chefe do Laboratório de Imunofluorescência e Microscopia Eletrônica (LIME) do HU-UFMA, explica o que significa essa incidência mínima. “São Luís é uma cidade geograficamente isolada do resto do estado. Uma grande parte da população do Maranhão vai buscar tratamento em Teresina, Belém, Tocantins, entre outros. Ou seja, a incidência real é bem maior, mas só podemos usar o que temos registrado aqui, que já representa um número significativo. Por isso reforço que isso é só a ponta do iceberg”, destaca o pesquisador.

Ele relata ainda outro ponto importante em relação a esses dados. “Os pacientes estão chegando 2, 4 anos após o início dos sintomas. Esperar tudo isso para buscar tratamento significa morte.  Mais de 98% dos casos vão a óbito. A falta de informação e o baixo índice socioeconômico contribuem muito para isso, dificultando o acompanhamento adequado e a conclusão do tratamento”, reforça.    

Entretanto, o câncer de pênis associado com o HPV possibilita uma chance de intervenção por parte do poder público, como destaca o patologista. “Podemos acabar ou pelo menos diminuir, caso sejam tomadas medidas preventivas, a exemplo da vacina contra o HPV. Por isso, a importância que os resultados dessa pesquisa alcancem um grande número de pessoas. A prevenção é a chave para reverter esse quadro alarmante. O HPV é o grande causador, a fimose e a falta de higiene é um fator a mais, que muito contribui também”.

De acordo com o Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), o Maranhão aparece como o líder no mundo em casos de câncer de pênis, com 6.1 por cada 100 mil habitantes. Logo atrás está Goiânia com 3.3. Gyl Eanes reforça que o número do segundo lugar está superestimado, uma vez que foi feito em cima dos dados da cidade e não do estado. “Se fosse pelo estado seria ainda menor, evidenciando a diferença entre o resultado do Maranhão e os demais”, finaliza.

Autores da Pesquisa

Ronald Wagner Pereira Coelho, Jaqueline Diniz Pinho, Janise Silva Moreno, Dimitrius Vidal e Oliveira Garbis, Athiene Maniva Teixeira do Nascimento, Joyce Santos Lages, José Ribamar Rodrigues Calixto, Leandra Naira Zambelli Ramalho, Antônio Augusto Moura da Silva, Leudivan Ribeiro Nogueira, Laisson de Moura Feitoza e Gyl Eanes Barros Silva.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFMA