Notícias Notícias

Voltar

Semana do Bebê da Meac promove vínculo da família, direitos e cuidados com o RN

Mãe e filho

Semana do Bebê da Meac promove vínculo da família, direitos e cuidados com o RN

Programação prevê atividades para gestantes, puérperas, público externo e profissionais da Meac

Fortaleza (CE) – Mesmo quando muito desejado, um bebê chega aos braços da mãe trazendo, além da felicidade, muitas dúvidas. Como segurar, alimentar e higienizar? Como interpretar seus sinais de sono, fome, desconforto? O que fazer quando ele chora? São muitas as novidades que trazem insegurança para os pais, sendo ou não de primeira viagem. Pensando nestes bebês, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), vinculada à Universidade Federal do Ceará e à Rede Ebserh, reaalizou, de 11 a 15,  a 4ª edição da Semana do Bebê.

Na programação, houve atividades para gestantes, puérperas, acompanhantes e público externo, além de profissionais da instituição, já que os cuidados com os bebês, grande parte deles prematuros, chegando a pesar 500g, exigem qualificação especializada e aperfeiçoamento constante. “Como Centro de Apoio às Boas Práticas em Obstetrícia e Neonatologia do Ministério da Saúde, sempre prezamos por incluir capacitação aos colaboradores das equipes multidisciplinares de forma a fortalecer e ampliar nossos conhecimentos”, explica Simone Meireles, chefe da Divisão de Enfermagem da Meac.

A agricultora das Chagas Ferreira, de 21 anos, é uma das pacientes da maternidade que estavam ansiosas para participar das atividades da semana. Ela está internada na Unidade Canguru com a filha Yasmin, de 3 meses. “Tive gêmeas prematuras com seis meses de gravidez e uma morreu com nove dias de nascida. Se não fosse a Meac, acho que teria perdido as duas. O atendimento aqui é excelente, aprendo muito todo dia”, revelou, enquanto cuidava com segurança e amor da bebê.

Na abertura, realizada no hall da recepção, a paciente Aliadla Silva Lima foi surpreendida com a “coroação” do seu filho, Carlos Ravy, como o “rei da Meac”, por ter sido o primeiro bebê a nascer na Semana. Já a paciente Milena Ximenes foi presenteada com um DVD contendo registros de sua filha Sofia fotografada aos dois dias de nascida na Maternidade-Escola pela fotógrafa Suely Guimarães, voluntária que realizou ainda uma manhã de ensaio newborncom os recém-nascidos, na terça, dia 12 de junho.

Para o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Luciano Moreira, essa é uma semana de grande importância porque tem como foco a razão de ser da Meac: os bebês. Na avaliação do gerente de Atenção à Saúde da Maternidade-Escola, Carlos Augusto Júnior, a cada ano a programação fica mais completa, graças à adesão de dezenas de profissionais das mais diferentes categorias.

A cada edição, a Semana do Bebê cresce em alcance e em diversidade da programação. Desta vez, além do Circuito do Bebê, das oficinas e das palestras, haverá sessão de fotos de recém-nascidos na Meac (newborn), com a fotógrafa Suely Guimarães, e pintura artística na barriga de grávidas, na Casa da Gestante. O vínculo familiar também será fortalecido nas atividades “Papai banha o bebê” e “Aleitamento materno e cuidados com o bebê” (conduzida junto às gestantes adolescentes) e “Conhecendo seu bebê – cuidados de zero a três meses”.

Outra temática forte nessa edição são os direitos e a segurança do bebê, em palestras e rodas de conversa, como: “Direitos das mães que amamentam”, “Uso racional de medicamentos em gestantes e bebês”, “Prevenção de quedas dos bebês”, “Como identificar os eventos adversos pós-vacinais”, “Uso de medicação em Pediatria” e “Direitos do recém-nascido: abordagem sócio-jurídica”. 

Uma das organizadoras da Semana, a enfermeira Sanja Rolim, avaliou como muito positivo o evento. “Sem dúvidas, cumprimos nosso papel de promover a educação em saúde e acolher com boas práticas as gestantes, puérperas e bebês que confiam no nosso trabalho”, completou, agradecendo a todos os envolvidos.

Confira as fotos de algumas atividades.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2016, a Meac-UFC é filiada à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações da Meac-UFC