Notícias Notícias

Voltar

Clima junino do “Arraial do Brincando com Arte” leva alegria às crianças no HC-UFPE

Festança

Clima junino do “Arraial do Brincando com Arte” leva alegria às crianças no HC-UFPE

Iniciativa trata-se de um dos projetos de humanização do hospital voltados a crianças e adolescentes

Recife (PE) – Brincadeiras, bingo, distribuição de brinquedos, comidas típicas e, claro, quadrilha junina marcaram o arraial do projeto Brincando com Arte, que levou alegria às crianças acompanhadas pelos ambulatórios e internadas na enfermaria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), na manhã desta terça-feira, 12. O HC-UFPE é vinculado à Rede Ebserh.

O cardápio foi adaptado às necessidades do público-alvo da festa: crianças diabéticas ou que apresentam fatores de risco da doença, como sobrepeso e obesidade.  É o caso de Maysa Ester, de 7 anos, que estava caracterizada como “manda” a tradição: vestido de chita colorido e tranças. “Eu gosto muito de São João e das comidas”, disse a menina, que estava com a mãe, Fernanda Rafaela. “Ela está sendo acompanhada aqui no HC há mais ou menos um ano para controlar o peso e não ficar diabética”, contou. 

O Brincando com Arte é um dos projetos de humanização voltados para crianças e adolescentes no ambiente hospitalar que compõem o Programa Mais:  Manifestações de Arte Integradas à Saúde, em atividade no HC-UFPE há mais de 10 anos. “Essa festa existe há três anos e tem o intuito de trazer alegria às crianças e seus acompanhantes”, explica a pediatra Maria Márcia Beltrão, coordenadora do projeto.

Os pais e acompanhantes das crianças ainda levaram um dever de casa: uma cartilha sobre alimentação saudável com dicas importantes, como a importância da leitura de rótulos de produtos, o que as crianças podem comer, entre outras coisas.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFPE