Notícias Notícias

Voltar

Parceria do Barros Barreto possibilita a doação de mais de 13 toneladas de peixe

Alimentação

Parceria do Barros Barreto possibilita a doação de mais de 13 toneladas de peixe

Acordo foi firmado entre hospital, Conab e associação de pescadores do município de Vigia

Belém (PA) – Até janeiro de 2019, o Hospital João de Barros Barreto (HUJBB), vinculado ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA) e à Rede Ebserh, receberá 13.704 quilos de filé de peixe, dos tipos dourada e rosado. A doação é resultado de parceria do projeto firmado entre HUJBB, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Associação dos Trabalhadores do Ramo de Pesca do município de Vigia. A primeira entrega ocorreu na última semana, com o total 1.713 quilos de dourada, destinados à alimentação dos pacientes, acompanhantes e residentes.

A psicóloga Cláudia Porto e a nutricionista Sílvia Gomes somaram esforços ao longo de três anos para a concretização da parceria, participando de reuniões junto à Conab e apresentando o hospital universitário como agente recebedor. “O projeto será mantido pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ligado ao Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), orçado em mais de R$ 191,8 mil. A Conab compra a produção dos pequenos pescadores e repassa às instituições que precisam, como hospitais cem por cento do Sistema Único de Saúde (SUS), creches e escolas. Por esse motivo é custo zero para o Barros Barreto”, esclarece.

O tesoureiro da Associação dos Trabalhadores do Ramo de Pesca do município de Vigia, José Rosinaldo Miranda, representado a presidente da entidade, Solange Miranda, informou que a entidade é a única que tem convênio com a Conab para a compra de peixe e o Barros Barreto é o primeiro hospital universitário contemplado pelo PAA. Ao longo de sete anos de criação, a associação atendia apenas escolas públicas de Vigia. Ele afirma que a doação é feita dentro da lei e tem como fiscalizadora a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), para garantir a qualidade do produto.

Economia

Segundo a gerente de Administração, Ivana Augusta Sousa, o impacto financeiro para o HUJBB é uma economia de cerca de R$ 30 mil por mês, só com proteína. Ela comentou que a doação do pescado se agrega à de carboidrato, fornecida há anos por voluntários. Agora, a ideia é retomar o projeto de doação de hortifruti, que anos atrás funcionou junto à Central de Abastecimento do Pará (Ceasa).

Para o superintendente do Complexo, Paulo Roberto Amorim, a parceria apresenta dois aspectos: “o nutricional, por ser a carne de peixe altamente saudável e leve para os pacientes, e o econômico, porque ao reduzir o valor do recurso para a compra da carne vermelha, teremos como comprar mais insumos hospitalares, o que é de extrema necessidade para o Complexo”, esclareceu.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2015, o HUJBB-UFPA é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Complexo Hospitalar da UFPA