Notícias Notícias

Voltar

Realizado simpósio de cardiologia para Enfermagem no CHC-UFPR

Atualização

Realizado simpósio de cardiologia para Enfermagem no CHC-UFPR

Evento teve apoio da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista

Curitiba (PR) – O Complexo Hospital de Clínicas  (CHC), vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR) e à Rede Ebserh, promoveu a primeira edição do Simpósio de Atualização em Cardiologia Intervencionista para Enfermagem. Com o apoio da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI), o evento, realizado no dia 8 de junho, ofereceu palestras e formação a profissionais e estudantes de enfermagem.

Foram abordados temas como o diagnóstico de problemas cardiológicos, atendimento de emergências e a sistematização da assistência de enfermagem em hemodinâmica.

Para Ana Paula Lima, que representou a SBHCI na abertura do simpósio, o evento representa um avanço para a categoria. “Sabemos que vai ser um evento pioneiro que poderá ser levado para outros lugares do Brasil e que será rico em conhecimento, em que a gente vai poder divulgar mais sobre a nossa área e o que a gente faz”.

A difusão de informação sobre a temática foi também destacada pelo gerente de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospital de Clínicas (CHC), Rosires Andrade. “Nossa obrigação é aportar mais conhecimento e discussão aos nossos profissionais. Essa é a função do Hospital de Clínicas, um hospital universitário, criado para propiciar o conhecimento”.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura do I Simpósio de Atualização em Cardiologia Intervencionista para Enfermagem, a chefe da Divisão de Enfermagem do CHC, Lúcia Helena Ribeiro, a chefe da Unidade Cardiovascular e Pneumologia do Complexo, Daniele Cristina dos Reis e a chefe do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, Carmen Elizabeth Kalinowski.

Cardiologia Intervencionista

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as doenças cardiovasculares figuram como a principal causa de morte no mundo. No ano de 2014, foram registrados mais de 340 mil óbitos relacionados a doenças do coração e aparelho circulatório no Brasil, segundo pesquisa do Ministério da Saúde.

Para minimizar os riscos para os pacientes e tratar problemas como a Insuficiência Coronária e o infarto, a Cardiologia Intervencionista se utiliza do estudo da circulação sanguínea e do emprego de técnicas menos invasivas para o diagnóstico e tratamento.

Algumas dessas técnicas são exames como a coronariografia e procedimentos cirúrgicos como a angioplastia, utilizados para buscar lesões nas artérias coronárias e desobstruir vasos sanguíneos, respectivamente.

Para diminuir os riscos de traumas e complicações e diminuir o tempo necessário para a recuperação do paciente, os profissionais da área se utilizam da introdução de cateteres, uso de balões, pequenas incisões para acessar o sistema circulatório e de equipamentos de Hemodinâmica, que possibilitam a visão em alta resolução e em tempo real da circulação.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o Complexo Hospital de Clínicas faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de SaúdeSUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do CHC-UFPR