Notícias Notícias

Voltar

“Arraiá da Rosa” celebra festejos juninos no Hospital Universitário de Salvador

Humanização

“Arraiá da Rosa” celebra festejos juninos no Hospital Universitário de Salvador

Houve casamento caipira, forró, espaço para fotos e decoração típica

Salvador (BA) – Em comemoração aos festejos juninos, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Rede Ebserh, promoveu o “Arraiá da Rosa”. Com um céu de bandeirolas verdes e amarelas, as portas dos quartos com balões coloridos e ao som do trio formado pelo forrozeiro Jó Miranda, Juliette Borges (interna do curso de medicina) e Paulo Maciel, o corredor da enfermaria da Cardiologia foi transformado em um típico “Arraiá”, com direito a casamento caipira encenado por pacientes, residentes, estagiários e profissionais.

A festa contou também com a barraca da Rosa, um espaço para fotos e selfies, cuidadosamente pensado, organizado por uma das pacientes internada. O forrozeiro Jó Miranda tocou clássicos da música nordestina e disse que fica muito feliz em poder proporcionar, com seu carinho e sua música, a alegria das pessoas.  

A psicóloga Rosana Silva, uma das idealizadoras do evento, conta que as experiências de internação e adoecimento mobilizam rupturas nas vidas dos pacientes. Separação da família, afastamento das atividades cotidianas e, por vezes, a saída da cidade de origem em busca de tratamento de saúde são algumas expressões deste hiato entre a vida dentro e fora do hospital.

Desde o começo do mês de junho a equipe de referência da cardiologia tem escutado, no acolhimento de pacientes e familiares, o sentido das comemorações juninas. Como a maioria dos pacientes vive no interior, nas suas narrativas as festas juninas apareciam acompanhadas pelas histórias de vida, recordações e pelos laços afetivos com as pessoas e com a terra natal.

Foi a partir da escuta qualificada, essa tecnologia de cuidado tão enfatizada na Política Nacional de Humanização, que foi pensado o “Arraiá”, como uma forma de minimizar os impactos provocados pela hospitalização, valorizando as dimensões culturais, subjetivas e sociais.

“Apostar no cuidado é pensar que o trabalho em saúde é vivo e se constrói no encontro entre pacientes, profissionais e familiares. É preciso estar aberto e sensível para escutar o que faz sentido para o outro”, conclui Rosana.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Hupes-UFBA é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens:

Com informações do Hupes-UFBA