Notícias Notícias

Voltar

Digitalização de radiografias beneficia usuários e profissionais do hospital de Lagarto

Tecnologia

Digitalização de radiografias beneficia usuários e profissionais do hospital de Lagarto

Solução tecnológica diminui exposição e aumenta resolutividade de atendimento

Lagarto (SE) – Implantado e já em funcionamento, a digitalização de radiografias do Hospital Universitário de Lagarto (HUL), vinculado à Universidade Federal de Sergipe (UFS) e à Rede Ebserh, tem proporcionado benefícios para pacientes e profissionais que lidam no dia a dia no setor. A tecnologia digital garante maior definição e nitidez dos exames, diminui a chance de ter de repeti-los, além de garantir maior rapidez na conclusão dos procedimentos.

Para a aquisição do sistema de digitalização e impressão de imagens radiológicas, foram investidos R$ 319 mil. “Com a implantação desse sistema visamos a melhoria do processo de cuidado dos pacientes, e também a oferta de melhores condições de trabalho para os nossos profissionais”, ressaltou o gerente de Atenção à Saúde do HUL, Manoel de Cerqueira Neto.

Para o radiologista do HUL, Eduardo Sena, um ganho importante – do ponto de vista clínico – proporcionado pela digitalização, foi permitir a comparação de exames de datas diferentes, de forma evolutiva. “Além disso as imagens podem ser consultadas simultaneamente por profissionais diferentes em qualquer ponto do hospital”, enfatizou.

A iniciativa substituiu o sistema convencional, que utilizava processadora para revelação de filmes, implicava em um tempo maior de exposição dos pacientes, além da repetição de exames com falta de precisão. “Com o método anterior, da câmara escura, era necessária uma sala de revelação para o processamento dos filmes radiológicos convencionais. Também não era possível visualizar em computadores os exames de raios X”, lembrou o físico Daniel Dias.

Para a implantação do sistema de visualização dos exames nos consultórios e outros ambientes da unidade hospitalar foi instalado software e disponibilizado equipamento servidor dedicado ao armazenamento e distribuição das imagens radiológicas, por solução tecnológica configurada pelo setor de TI do HUL.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUL-UFS