Notícias Notícias

Voltar

Acordo com apoio da Ebserh possibilita lançamento de Plataforma de E-learning

Pesquisa Clínica

Acordo com apoio da Ebserh possibilita lançamento de Plataforma de E-learning

Objetivo da plataforma digital de ensino à distância é capacitar Centros de Pesquisa Clínica de todo o país

Brasília (DF) – Foi lançada, nesta quinta-feira, 21, uma plataforma de ensino à distância (E-learning) para desenvolvimento profissional em pesquisa clínica. A disponibilização da plataforma se deu por meio da parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Sindusfarma com o apoio de diversas instituições, dentre elas a Rede Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A parceria ainda tem a representação do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

O objetivo da plataforma digital de ensino à distância é capacitar Centros de Pesquisa Clínica de todo o país para o cumprimento das Boas Práticas Clínicas e normas relacionadas, promovendo, assim, o desenvolvimento da pesquisa clínica no Brasil. Ao mesmo tempo, essa capacitação favorece o desenvolvimento industrial, ampliando e acelerando o acesso da população a novos medicamentos.

Para a coordenadora de Formação Profissional da Rede Ebserh, Caroline Valero, a capacitação está alinhada com um dos objetivos estratégicos da Ebserh: melhorar o ensino, pesquisa, extensão e assistência por meio da excelência do campo de prática e gestão hospitalar eficiente. “Há uma grande demanda em capacitação em pesquisa clínica na Rede Ebserh, e essa capacitação fortalecerá a gestão e a disseminação das boas práticas clínicas nos nossos hospitais”, concluiu Caroline.

A programação do evento de lançamento da plataforma previu diversas atividades, incluindo palestra com o professor assistente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e ex-superintendente do Hospital Sírio-Libanês, Gonzalo Vecina, com uma apresentação sobre o tema “Pesquisa Clínica no Brasil”.

Ainda participaram da cerimônia de lançamento Pedro Binsfeld (Conep), Flávia Sobral (Anvisa), Miguel Nery (ABDI), Nelson Mussolini (Sindusfarma), Camille Sacchetti (Ministério da Saúde) e André Luiz de Oliveira (Conselho Nacional de Saúde).

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh