Notícias Notícias

Voltar

Capacitação na Mejc-UFRN ampliará cursos em plataforma de aprendizagem virtual

Educação

Capacitação na Mejc-UFRN ampliará cursos em plataforma de aprendizagem virtual

Objetivo foi treinar futuros conteudistas que serão responsáveis por mais sete módulos do Avasus

Natal (RN) – A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Mejc-UFRN), participou, recentemente, de uma capacitação para novos conteudistas da plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (Avasus). O treinamento promovido pela Secretaria de Educação a Distância (Sedis) da UFRN e realizado em suas instalações, contou com 19 profissionais da Mejc, futuros conteudistas que serão responsáveis pela produção de conteúdo para mais sete módulos de cursos que serão disponibilizados na plataforma.

Durante a capacitação, foi apresentado todo o processo de criação de um módulo no sistema, transmitidas as orientações pedagógicas, e as opções dos recursos multimídias que poderão ser utilizados nos módulos. Além disso, foi oportunizado o conhecimento da equipe e as instalações onde os módulos serão produzidos e ao final do treinamento e também realizada uma oficina para criação dos planos de atividades na forma de uma discussão coletiva.

Os módulos da plataforma Avasus ajudarão tanto nas capacitações internas da Mejc quanto na qualificação de profissionais do SUS que, muitas vezes, não tem acesso a informações de qualidade como as que são produzidas na maternidade. Alguns dos módulos já ocorrem na forma presencial enquanto que outros surgiram da observação de certas necessidades na formação de nossos profissionais.

A Mejc já tem dois cursos disponibilizados – o de Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho e o de Segurança do Paciente no Processo de Medicação –, ambos com mais 4 mil inscritos; outros dois estão em fase final de produção. A plataforma Avasus é um projeto do Ministério da Saúde desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) em parceria com a Sedis, ambos pertencentes a UFRN.

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações da Mejc-UFRN