Notícias Notícias

Voltar

Atendimento de emergência a beira-leito é oferecido no Hospital de Clínicas do Paraná

Time de Resposta Rápida

Atendimento de emergência a beira-leito é oferecido no Hospital de Clínicas do Paraná

Serviço atende diversas unidades e combate mortalidade de pacientes

Curitiba (PR) – Está em funcionamento no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, vinculado à Rede Ebserh, o Time de Resposta Rápida, que possibilita assistência a beira-leito rápida e eficiente para pacientes que passam por complicações clínicas durante o tratamento. O sistema está em planejamento desde o fim do mês de janeiro e foi viabilizado pela chegada dos novos profissionais por meio do concurso promovido da Rede Ebserh, no mesmo mês. O serviço 24 horas conta com uma escala de médicos clínicos e o atendimento é voltado para pacientes adultos que estejam internados no hospital.

De acordo com Daniela Thomaz, uma das plantonistas do Time, a presença do sistema nos hospitais tem contribuído para o rápido atendimento de ocorrências e diminuição da mortalidade de pacientes. “Quando a enfermagem faz a chamada em casos que os pacientes têm algum sinal de deterioração clínica, essa equipe consegue atuar antes de o paciente ter um evento mais grave”, explica a médica.

Como funciona?

O Time funciona de duas maneiras. A primeira é quando existe alguma suspeita de intercorrência de risco ao paciente internado ou agravo clínico. Constatada a suspeita, o serviço é acionado pelo telefone para a devida avaliação e conduta pertinente ao quadro.

A segunda maneira se constitui no suporte clínico regular pelo médico “hospitalista” que é acionado por um pedido de consulta e que hoje atende as unidades de ortopedia e obstetrícia. O plantonista realiza o atendimento sempre em conjunto com a equipe de enfermagem solicitante, que é também responsável por realizar e encaminhar exames ou contatar o laboratório.

Com o resultado dos exames e dos procedimentos realizados pelo médico plantonista, é determinado se o paciente permanece sob cuidados de enfermaria – em caso de estabilização clínica – ou se o atendimento deverá ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou para o Centro de Terapia Semi-Intensiva (CTSI).

Para a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado (Digec), Elizabeth Bernardino, o desenvolvimento do time representa uma inovação em relação à segurança no atendimento aos pacientes, considerando que o Hospital de Clínicas é um hospital terciário ou seja, para pacientes com cuidados mais complexos. “Um suporte clínico se faz necessário, pois os pacientes, mesmo internados para diferentes especialidades, possuem múltiplas comorbidades [doenças simultâneas], que eventualmente agravam durante o período de internação”, explicou.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o CHC-UFPR faz parte da Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileia de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do CHC-UFPR