Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário de Lagarto discute novo fluxo do cuidado integral na saúde

Parceria

Hospital Universitário de Lagarto discute novo fluxo do cuidado integral na saúde

Objetivo é a continuidade da atenção aos pacientes após a alta hospitalar

Lagarto (SE) – Em reunião ocorrida no Hospital Universitário de Lagarto (HUL), vinculado à Universidade Federal de Sergipe (UFS) e à Rede Ebserh, gestores de saúde do município e da unidade hospitalar discutiram e pactuaram sobre os fluxos dos usuários entre a atenção hospitalar e a atenção primária na saúde em Lagarto. O objetivo é a continuidade da atenção aos pacientes após a alta hospitalar.  

“A partir de agora, o paciente do município de Lagarto que tiver alta e necessitar da continuidade do cuidado terá seu resumo de alta e exames encaminhados para a atenção primária”, observou o gerente de Atenção à Saúde do HUL, Manoel de Cerqueira Neto, lembrando que isso será providenciado pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) do hospital.

Ele disse ainda que a discussão em torno do fluxo de referência e contrarreferência será estendido a outros municípios. “Lagarto é um ponto de partida de um processo que em breve envolverá os demais municípios da nossa região de saúde”, destacou, lembrando que o objetivo é a integração e contribuição cada vez maior do HUL à rede de atenção à saúde.

Para a chefe da Divisão do Cuidado do hospital, Evelyn Machado, o intuito é o fortalecimento da parceria já existente entre a Ebserh e o município de Lagarto, “com o objetivo de afinar os fluxos dos pacientes entre a atenção hospitalar e a atenção primária”, enfatizou.

O secretário municipal de Saúde, Cleverton Oliveira, ressaltou que a melhoria e fortalecimento da atenção básica passa necessariamente pela celebração de parcerias que possam agregar e somar esforços pensando no melhor para a coletividade. “Lagarto hoje não tem que pensar numa saúde individualizada, mas numa rede de saúde englobando entes como a universidade, o município, a Ebserh, e ainda instituições privadas e de cunho social que queiram agregar nesse processo”, considerou. “Hoje nós pensamos em parcerias para a melhoria da atenção básica”, destacou. 

Comentando sobre a motivação da reunião, a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária do município, Daniela Silva, lembrou que o objeto foi pactuar o fluxo de referência e contrarreferência entre o HUL e a atenção primária à saúde. “O que se visa é a melhoria da assistência aos nossos usuários, para redução de agravos e um melhor acolhimento ao público”, disse.

Pelo HUL, também participou do encontro o chefe da Unidade de Regulação Assistencial, Marcos Henrique dos Santos. Pelo município, estiveram presentes a gerente da Estratégia Saúde da Família, Nívea Santos, e a assessora de Planejamento, Daniela Pereira.  

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUL-UFS é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUL-UFS