Notícias Notícias

Voltar

HC-UFG promove vacinação para crianças internadas na unidade

Vacina Palivizumabe

HC-UFG promove vacinação para crianças internadas na unidade

De fevereiro a junho foram atendidas cerca de 50 crianças por mês com a vacina

Goiânia (GO) – Desde 2016, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Rede Ebserh, promove, por meio do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, a administração da vacina Palivizumabe na instituição. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO).

O Palivizumabe previne infecções graves associadas a um vírus respiratório em crianças com alto risco para internações ou complicações, como prematuros com idade gestacional de até 28 semanas e crianças com até 2 anos de idade e com doença pulmonar crônica ou doença cardíaca congênita.

O HC-UFG é um dos três polos de atendimento para esse serviço no estado de Goiás. O Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) do HC-UFG funciona como uma extensão do Hospital Materno-infantil.

A Campanha de 2018 do Palivizumabe, realizada no HC-UFG entre os meses de fevereiro e junho, atendeu cerca de 50 crianças por mês que estiveram internadas na UTI Neonatal do HC ou foram encaminhadas de outros serviços para a Unidade Avançada do Crie, em funcionamento no ambulatório de Pediatria do HC-UFG.

Nos dias 5 e 6 de junho, ocorreu a ação de encerramento da Campanha de 2018, que contou com a colaboração de uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, assistente social, médico neonatologista e colaborador técnico-administrativo.

“Ações como estas são indispensáveis para assegurar a qualidade de atenção à saúde, cujo êxito depende da organização e esforços conjuntos dos profissionais envolvidos”, ressalta a enfermeira Cristina Santana, da Unidade de Vigilância em Saúde do HC-UFG.

A próxima Campanha para administração do Palivizumabe no HC-UFG está prevista para iniciar em fevereiro de 2019.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2014, o HC-UFG faz parte da Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFG