Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário de Brasília realiza procedimento inédito no Centro-Oeste

Avanço

Hospital Universitário de Brasília realiza procedimento inédito no Centro-Oeste

Técnica sem cortes no paciente é usada para retirada de líquido no pâncreas

Brasília (DF) – No lugar da cirurgia tradicional, com corte, um procedimento feito com um aparelho semelhante ao de uma endoscopia. O longo período de internação foi substituído por apenas dois dias no hospital. Todos esses benefícios foram possíveis com a realização da primeira ecoendoscopia de pseudocisto pacncreático na região Centro-Oeste, feita esse mês no Hospital Universitário de Brasília (HUB), vinculado à Universidade de Brasília (UnB) e à Rede Ebserh.

O procedimento foi realizado para tratar um pseudocisto de pâncreas, que é o acúmulo de líquido que precisa ser retirado por meio de drenagem. Uma prótese colocada entre o cisto e o estômago fez a drenagem e garantiu a eliminação do líquido. O gastroenterologista que fez o procedimento, Fábio Bolinja, explica que o antigo procedimento tinha muitas desvantagens em relação à nova técnica. “O procedimento cirúrgico é muito mais invasivo e pode causar mais complicações. Além de ficar internado mais tempo e precisar de muitos antibióticos, tem taxas de complicações altíssimas”, afirmou.

O motorista Edmar Moreira foi o primeiro a passar pelo procedimento no HUB e ficou aliviado ao saber que não precisaria encarar uma cirurgia. “Seria mais invasivo, demoraria mais a recuperação. Estou bem aliviado agora, vou voltar a levar uma vida normal”, conta Edmar.

“O paciente saiu com evolução boa, estável, com exames satisfatórios. Foi um sucesso o procedimento”, comemora o chefe da Unidade de Medicina Nuclear do HUB, Flavio de Souza. “É um procedimento novo, foi um avanço. Nunca tinha sido feito na cidade nem na região e coloca o HUB em papel de destaque na área”, completa Fábio Bolinja.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HC-UFG faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HUB-UnB