Notícias Notícias

Voltar

Ferramenta on-line disponibiliza indicadores em tempo real no HU-UFGD

Administração

Ferramenta on-line disponibiliza indicadores em tempo real no HU-UFGD

São divulgados dados sobre compras, licitações, empenho, dentre outros

Dourados (MS) – Como forma de dar maior transparência às ações da administração, desde o início deste mês o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, passou a disponibilizar, em tempo real, dados sobre suas compras, licitações, empenhos, recebimento de bens e processos de apuração de responsabilidade. O projeto, denominado “Gestão à Vista”, além de divulgar indicadores, promove a prestação de contas dos atos administrativos da instituição.

Todo esse processo de publicidade de ações já vem sendo feito há anos pelo Setor de Administração do hospital, mas foi aprimorado para que as informações sejam atualizadas minuto a minuto por meio de uma ferramenta que possibilita transformar os dados em relatórios de fácil compreensão e acesso simplificado em computadores e dispositivos móveis.

O chefe do Setor de Administração do HU-UFGD, Ricardo Brito, explica que a ferramenta escolhida – o aplicativo gratuito Power BI, da Microsoft – permite que toda a comunidade consulte as informações pelo site do hospital e navegue por suas funções. “Além de visualizar todos os dados, a pessoa que está consultando pode clicar com o botão esquerdo nos gráficos para acessar o contexto daquele indicador, e com o botão direito para verificar os registros que os compõem, possibilitando assim, além da visualização, a análise das informações”, expõe.

São disponibilizados dados detalhados sobre os processos de compras e licitações em andamento e os já finalizados no ano corrente, os empenhos e recebimento de bens permanentes (equipamentos) e os processos de apuração de responsabilidade de fornecedores. A previsão é de que, até o fim de 2018, novas categorias de informações sejam incluídas na ferramenta.

Brito afirma que o projeto “Gestão à Vista” é uma maneira inovadora de atribuir transparência à gestão do HU-UFGD, cumprindo o que estabelece a Constituição Federal sobre o princípio da publicidade, e também a Lei de Acesso à Informação, que dispõe sobre a obrigatoriedade da divulgação de informações de interesse público.

Acesse a ferramenta do “Gestão à Vista”.

​Sobre a Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFGD