Notícias Notícias

Voltar

Sistema de senhas para atendimento é implantado no Hospital Edgard Santos

Tecnologia

Sistema de senhas para atendimento é implantado no Hospital Edgard Santos

Iniciativa visa proporcionar a organização do chamado de pacientes

Salvador (BA) – O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Rede Ebserh, inaugurou o sistema de chamado de senhas para pacientes internados. O sistema de senhas e uso de painel eletrônico ocorreu foi iniciado em junho com o objetivo de garantir o princípio da equidade do Sistema Único de Saúde (SUS), melhorando a agilidade e a confiabilidade no processo de atendimento presencial do cidadão.

A iniciativa visa proporcionar a organização do chamado de pacientes por meio da emissão de senhas priorizando por tipo de atendimento (preferencial ou padrão), mantendo a satisfação do usuário. Traz uma visão do que está acontecendo no momento com relação a tempo de espera e volume, permitindo chamada automática de senhas pelo sistema, liberando o atendente dessa tarefa, o que gera ganhos de produtividade e o monitoramento do atendimento em tempo real.​

Saiba mais

A Lei nº 9.656, de 03 de junho de 1998, o marco regulatório do Sistema de Saúde Suplementar, determina que o atendimento nos prestadores de serviços de saúde priorize os casos de emergência ou urgência, assim como as pessoas com mais de sessenta e cinco anos de idade, as gestantes, lactantes, e crianças até cinco anos (Brasil,1998).

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Brasil, 2001) garante às crianças e adolescentes a prioridade de atendimento nos serviços de saúde. Por sua vez, o Estatuto do Idoso (Brasil, 2003) reforça a garantia, já regulamentada pelo Decreto nº 5.296, de atendimento prioritário às pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos.

​Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Hupes-UFBA é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do Hupes-UFBA