Notícias Notícias

Voltar

Hospital da Rede Ebserh é o primeiro a oferecer pré-natal masculino em Belo Horizonte

Saúde em família

Hospital da Rede Ebserh é o primeiro a oferecer pré-natal masculino em Belo Horizonte

Iniciativa do HC-UFMG busca estimular homens a realizar exames preventivos durante a gravidez da parceira

Belo Horizonte (MG) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal Minas Gerais (HC-UFMG), vinculado à Rede Ebserh, é a primeira instituição de saúde de Belo Horizonte a oferecer pré-natal em homens, inspirado na estratégia do Ministério da Saúde para estimular a população masculina a realizar um conjunto de exames preventivos durante a gravidez da parceira. A detecção precoce de várias doenças no pai ou na mãe pode trazer benefícios e ajudar na promoção da saúde do bebê a curto e a longo prazo. Por isso, a importância de também inserir o homem no pré-natal.

Exames de sangue, tais como glicemia e colesterol, sorologias diversas e avaliação de peso, dentre outros, agora são realizados nos companheiros paralelamente ao atendimento da mulher grávida no Ambulatório de Obstetrícia do HC-UFMG. Eles também são orientados em relação a aspectos gerais da gravidez e do cuidado com o recém-nascido, deixando de ser apenas acompanhantes para se tornar participantes e protagonistas de todos os momentos da gestação.

“O objetivo é atender o típico homem brasileiro: aquele que é saudável e não tem tempo para ir ao Centro de Saúde. Queremos utilizar o momento em que ele se organiza para acompanhar a esposa ou namorada e melhorar a sua saúde”, afirmou a coordenadora do Ambulatório de Obstetrícia do HC-UFMG, Regina Aguiar.  

A médica ainda explica que se detectada alguma doença durante o pré-natal masculino, o paciente será encaminhado para a Atenção Básica. “A atenção primária é o principal regulador da saúde. Por isso mesmo, nosso objetivo não é tirá-lo da Atenção Básica, mas sim ajudar na prevenção e promoção da saúde desse homem que tem dificuldade de ir ao posto de saúde no dia a dia”, revelou.

Um homem com sífilis, por exemplo, pode não saber que tem a doença e transmiti-la à gestante durante as relações sexuais desprotegidas. A mãe pode passar para o filho durante a gestação ou o parto, levando a consequências graves, como aborto espontâneo, parto prematuro, má formação do feto, surdez, cegueira, dentre outros.

Embora o Pré-Natal do Parceiro seja da Atenção Primária e tenha sido normatizado pelo Ministério da Saúde em 2011, ele ainda não era realizado em Belo Horizonte. O HC-UFMG, que atende pacientes nos níveis secundário e terciário do Sistema Único de Saúde (SUS), se inspirou nele para criar o seu próprio pré-natal do homem, que atende parceiros de gestantes de alto risco e risco habitual. “Queremos conscientizar os homens da importância dele na gestação e do quanto ele pode melhorar o resultado da gravidez. Além disso, é a oportunidade de dar visibilidade a uma proposta tão bacana e fundamental para a saúde pública”, garantiu a médica.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HC-UFMG é vinculado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFMG