Notícias Notícias

Voltar

Reinauguração no Hospital Lauro Wanderley é marcada pela ampliação dos espaços

Obras

Reinauguração no Hospital Lauro Wanderley é marcada pela ampliação dos espaços

Ministro da Educação reinaugurou ala de doenças infectos-parasitárias e de fissura labiopalatal

João Pessoa (PB) – O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e à Rede Ebserh, reinaugurou, nesta sexta-feira, 29, a ala de internação de doenças infecto-parasitárias e o ambulatório de pacientes portadores de fissura labiopalatal. Com o valor de aproximadamente R$ 353 mil, a obra possibilitou a melhoria dos serviços prestados por disponibilizar um espaço específico para os atendimentos, que antes eram divididos com outras especialidades.

A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares, e o presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais. Para o titular da pasta da Educação, os hospitais-escola têm de pensar em uma educação melhor, mas também em atendimentos de saúde. “Quando falamos de sonhos das pessoas, o que significa para uma criança poder voltar a sorrir, voltar a ter convivência [com a sociedade]? A gente vê muitos casos de discriminação por diversos motivos. E você ver um hospital como esse dando oportunidade para as crianças recuperar sua dignidade, acho fantástico”, declarou o ministro se referindo à cirurgia labiopalatal.

O presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, ressaltou o compromisso do hospital e da Rede Ebserh no atendimento à saúde da população, no ensino e na pesquisa, que se refletem não apenas nas melhorias da infraestrutura dos hospitais, mas também na dedicação aos pacientes. “Esse é um diferencial não somente para os pacientes, mas para toda a família e toda a comunidade. Assim como o Lauro Wanderley, cada um dos nossos hospitais tem suas particularidades e isso faz a Rede Ebserh forte”, destacou.

A superintendente do HULW, Flávia Cristina Pimenta, comemorou os novos espaços. “Reinauguramos hoje um dos nossos serviços, que atende aqueles pacientes portadores de enfermidades infecciosas como é o caso de meningites, H1N1 e outras doenças que afetam a nossa população. Reinauguramos ainda um serviço que funciona em nosso hospital há mais de 20 anos, que é o serviço de reconstrução de fissuras labiopalatais”, salientou.

Participaram ainda da cerimônia o vice-presidente e diretor de Atenção à Saúde da Rede Ebserh, Arnaldo Medeiros, autoridades e políticos locais, além de superintendentes de hospitais da Rede Ebserh no Nordeste.

Saiba mais

O Serviço de Fissuras Labiopalatais do HULW foi criado em outubro de 1991. É composto por equipe multidisciplinar com participação efetiva de cirurgiões, fonoaudiólogos e ortodontistas. As fissuras comprometem a parte mais visível do corpo – a face, e atingem a fala. O objetivo do tratamento é a completa reabilitação do paciente. O HULW é referência na região, possuindo 2.269 pessoas cadastradas, provenientes de quase todos os municípios

A reforma dos Serviços de Doenças Infectoparasitárias e Cirurgia Labiopalatal é um anseio da comunidade acadêmica do Hospital Universitário Lauro Wanderley, uma vez que representa um serviço de excelência e de referência atendendo a todos os municípios da Paraíba. Representa ainda a expansão de um excelente campo de prática para os alunos de graduação e pós-graduação. Todos ganhamos neste momento: comunidade, profissionais e estudantes que fazem o HULW.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o HULW-UFPB é vinculado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Reinauguração de serviços do Hospital Lauro Wanderley é marcada pela ampliação dos espaços
Com informações do HULW-UFPB