Notícias Notícias

Voltar

HU em Vitória (ES) apresenta ultrassom com tecnologia de ponta para pesquisa do Zika vírus

Exames

HU em Vitória (ES) apresenta ultrassom com tecnologia de ponta para pesquisa do Zika vírus

Equipamento é o primeiro do SUS no Espírito Santo

VITÓRIA (ES) - O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) apresentou na última quarta-feira (27/06) um dos aparelhos de ultrassom mais modernos do mund, para o acompanhamento pré-natal de gestantes com suspeita de infecção pelo ​Z​ika vírus e de fetos com possível diagnóstico de doenças congênitas.

Inédito no Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo, o equipamento foi pago com dinheiro de projeto de pesquisa sobre Zika vírus, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado capixaba (Fapes), que investiu R$ 300 mil na aquisição.

A tecnologia de ponta usada no equipamento permite imagens com nível de realismo sem parâmetro no mercado. Chamada comercialmente de 4D, trata-se de uma imagem em três dimensões que pode ser vista em movimento e em tempo real. O ultrassom será fundamental na produção de conhecimento sobre os efeitos da infeção pelo Zika vírus durante a gestação, em pesquisa capitaneada pelo Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) da Ufes.

"Esse equipamento vai poder detectar algum tipo de alteração nessa criança e esperamos que, no futuro, alguma droga possa intervir nessa evolução. Com isso, esperamos que se possa impedir lesão mais grave do que estamos acostumados a ver nesses casos", explicou o infectologista Reynaldo Dietze, à frente da pesquisa no NDI.

O aparelho já está em funcionamento e deverá realizar cerca de 2 mil exames por ano. Além de servir às gestantes, o aparelho tem tecnologia para informar sobre a elasticidade de determinado tecido. Essa característica é importante para saber, por exemplo, o grau de malignidade de um tumor. Tanto detalhamento e precisão significa evitar biópsias desnecessárias e antecipar decisões sobre a melhor terapia para o paciente. A máquina consegue sobrepor a imagem de uma tomografia com a da imagem em 3D do ultrassom.

A cerimônia contou ainda com a presença do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o  reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Ufes, Gláucia Abreu, do superintendente do Hucam, Luiz Alberto Sobral Vieira Júnior, e do chefe do Setor de Apoio Diagnóstico do Hucam-Ufes, Rodrigo Moll, além de outros gestores, estudantes e profissionais da Ufes.

Confira aqui o álbum com fotos da apresentação no Flickr do Hucam.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.​

Imagens: