Notícias Notícias

Voltar

HC-UFG inaugura primeira etapa do Centro de Genética Humana

Avanço

HC-UFG inaugura primeira etapa do Centro de Genética Humana

Serviço será essencial para a identificação de síndromes genéticas, doenças do sexo, gênese do câncer e reprodução humana

Goiânia (GO) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Rede Ebserh, inaugurou nesta terça-feira, 3, a primeira etapa da fase estrutural do Centro de Genética Humana. O serviço será essencial para a identificação de síndromes, como a Síndrome de Down, doenças do sexo, gênese do câncer, reprodução humana, comportamento humano e, de forma especial, a obstetrícia.

Nessa primeira etapa foi inaugurada uma área de 182 m2, destinada aos exames laboratoriais do Centro de Genética Humana. A área contará com salas para Análises Citogenéticas, Análises Moleculares, Cultura Molecular, Recepção de Material Biológico e Recepção e Processamento de Amostras.  

“Um terço das doenças humanas são de origem genética. Daí a importância dos estudos em Genética Humana, que há dez anos vêm evoluindo de maneira muito rápida e trazendo muitos benefícios para o diagnóstico e orientações de tratamentos aos portadores de anomalias genéticas. Portanto, esse Centro de Genética Humano trará inúmeros benefícios em terapias genéticas, profilaxias e tratamentos ao portador de anomalias genéticas”, afirmou o coordenador do Centro de Genética Humana do HC-UFG, ginecologista e obstetra Waldemar Naves do Amaral, em seu discurso durante a inauguração.

“Essa importância é ainda maior para o HC-UFG, que é referência no atendimento a gestantes com fetos com malformações devido a anomalias genéticas. Nós temos aqui um ambulatório que funciona há 25 anos e atende por semana de 30 a 40 grávidas com bebês com anomalias fetais, portanto, este serviço será referência na identificação de doenças genéticas em bebês ainda em gestação”, destacou Waldemar.

O coordenador do Centro de Genética Humana do HC-UFG agradeceu o apoio dado por parlamentares goianos, que destinaram R$ 2 milhões em emendas parlamentares para a estruturação do serviço. Para a realização dessa primeira etapa, foram investidos R$ 700 mil reais em infraestrutura e aquisição de equipamentos laboratoriais. Segundo Waldemar, o restante do recurso será utilizado para a finalização da próxima etapa, que é a conclusão do espaço clínico, para atendimento aos pacientes, previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2018, e início do funcionamento do Centro de Genética no primeiro semestre de 2019, com a aquisição dos equipamentos e materiais laboratoriais, que estão em fase de licitação.

O superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto, falou sobre a importância da genética e os avanços das pesquisas na área. “Devemos entender que, durante muitos anos na história, muitos cientistas utilizaram a genética para o desenvolvimento da eugenia, que é a busca da raça pura, o que levou a assassinatos, prisões, abortos e campos de concentração. Hoje estamos em uma fase muito avançada nos estudos da genética e esperamos nos aproximarmos de universidades como a USP e podermos contribuir para as pesquisas em genética de uma forma positiva, atendendo à nossa população para o tratamento de doenças de origem genética”.

Serviços

O Centro de Genética do HC-UFG oferecerá exames de investigação básica (cariótipo), biologia molecular para doenças infecciosas e biologia molecular para doenças gênicas e a instalação do projeto Genoma Humano, para o desenvolvimento de estudos do sequenciamento de DNA humano, possibilitando novas terapias e tratamentos baseados no perfil genético de cada indivíduo.

​Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2014, o HC-UFG é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFG