Notícias Notícias

Voltar

Programa de Controle da Tuberculose é lançado no hospital de São Carlos

Prevenção

Programa de Controle da Tuberculose é lançado no hospital de São Carlos

Acompanhando o lançamento do programa, foram realizadas duas palestras

São Carlos (SP) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar) lançou, na última semana, seu Programa de Controle da Tuberculose. O objetivo deste programa é apresentar as medidas de manejo de pacientes que apresentam sintomas da doença para atendimento tanto no Pronto Atendimento quanto na unidade de internação do hospital.

Acompanhando o lançamento do programa, foram realizadas as palestras “Sintomáticos Respiratórios e diagnóstico da Tuberculose em pacientes hospitalizados ou em Pronto Atendimento”, com o infectologista Fabio Neves, e “Epidemiologia da Tuberculose, com ênfase no município de São Carlos, e controle/bloqueio da Tuberculose intra-hospitalar”, com a interlocutora regional do Programa da Tuberculose, Rita de Cássia Carvalho.

Em sua fala, Fabio Neves pontuou que em 1945, com a descoberta do remédio para tratar a doença, pensou-se que a tuberculose estaria erradicada no país, o que não aconteceu. “Isso porque, geralmente, o diagnóstico é muito tardio e quando há esse diagnóstico oportuno, poucas pessoas são contempladas”. Por isso, o médico reforçou a importância da análise dos sintomas. “É essencial ter proatividade no diagnóstico, para começar o tratamento cedo; se fizermos isso, já estaremos prestando um bom serviço enquanto unidade de saúde”, enfatizou Neves.

De acordo com Rita de Cássia, é necessário adotar medidas para reduzir a transmissão da tuberculose no ambiente hospitalar, devendo levar em consideração a especificidade de cada local. “A avaliação das medidas necessárias é diferente para cada ambiente hospitalar, pois deve levar em consideração as suas especificidades”. A enfermeira afirmou ainda que a elaboração de um programa de controle da doença é um importante marco para o hospital. “A instituição de um plano de controle de infecção da doença é o primeiro passo para melhorar a biossegurança institucional em tuberculose”.

Ao final do evento, o Programa foi efetivamente apresentado, detalhando-se o protocolo de atendimento da doença. Na ocasião, estiveram presentes equipe assistencial, alunos da UFSCar e recepcionistas do hospital.

Acesse o Programa de Controle da Tuberculose. 

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2014, o HU-UFSCar é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFSCar