Notícias Notícias

Voltar

HDT-UFT inicia Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

Boas práticas

HDT-UFT inicia Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

Membros do Grupo de Trabalho responsáveis pela elaboração do Plano apresentaram-no ao hospital

Araguaína (TO) – Com o intuito de minimizar a produção e proporcionar um encaminhamento seguro dos resíduos produzidos, o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), vinculado à Rede Ebserh, lançou, na última semana, o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Membros do Grupo de Trabalho responsáveis pela elaboração do Plano apresentaram-no aos representantes dos diversos segmentos do hospital, administrativo e assistencial.

A ação marca o início das atividades, que visam principalmente à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais, do meio ambiente, pautado no princípio dos 3Rs (Redução de consumo e desperdício, Reutilização e Reciclagem), além de cumprir a legislação vigente (RDC 306/04 e Conama 358/05).

Na ocasião, a chefe do setor de Logística, Nadja Barros complementou que “as medidas propostas no plano de trabalho do PGRSS pretendem ainda otimizar as medidas de segurança e higiene no trabalho; reduzir o número de infecções hospitalares em relação aos resíduos; proteger a saúde e o meio ambiente e racionalizar os custos em serviços de saúde”.

Dentre as ações previstas, o chefe da Unidade de Hotelaria, Francisco Santos, destacou a orientação sobre a forma correta de descarte de materiais perfurocortantes a fim de evitar acidentes de trabalho; a instituição de programas de reuso e reciclagem; instrumentalização dos profissionais para aderirem ao programa de coleta seletiva; promoção da educação ambiental e sanitária, entre outras.

Confira o documento na íntegra.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HDT-UFT