Notícias Notícias

Voltar

Hospital Universitário de Aracaju ampliará atenção a pacientes com pré-exposição ao HIV

Prevenção

Hospital Universitário de Aracaju ampliará atenção a pacientes com pré-exposição ao HIV

Ação permitirá a implantação de uma unidade dispensadora de medicamentos no HU-UFS

Aracaju (SE) – O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculada à Rede Ebserh, numa ação coordenada com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implementará um serviço ambulatorial especializado em prevenção ao HIV, vírus da imunodeficiência humana, uma infecção sexualmente transmissível, e o causador da Aids.

O Serviço de Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) tem o objetivo de alcançar as metas do Ministério da Saúde (MS) para controlar a transmissão da doença. A PrEP é uma intervenção que consiste na atenção às pessoas que não têm o HIV/Aids). Os pacientes tomam uma medicação antirretroviral para prevenir a transmissão da infecção em situações de alto risco.

Nesta quarta-feira, 4, a governança do HU-UFS reuniu-se com representantes da SES e da SMS para acertar os detalhes logísticos da fase de planejamento do serviço. Para a superintendente do HU, Angela Silva, um dos pontos mais emblemáticos do projeto é a implantação de uma Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) da SMS dentro do prédio ambulatorial. “Serão beneficiados especialmente os pacientes que já fazem parte do serviço de profilaxia pós-exposição [PEP], que já sairão do ambulatório com a medicação prescrita pelo médico”, explicou a gestora.

“Estamos planejando esse serviço com o intuito de ampliar a atenção a todos os pacientes envolvidos com o HIV, incluindo aqueles na situação de pré-exposição ao vírus. Montaremos uma equipe multidisciplinar, com enfermeiros, médicos e farmacêuticos. A UDM é fundamental para que atenção seja integral, porque o paciente não precisará deslocar-se a outro lugar para buscar os seus medicamentos”, esclarece a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU-UFS, Ana Paula Vasconcelos.

Parceria com as secretarias de saúde

A atenção exclusivamente voltada à PrEP no HU-UFS será pioneira em Sergipe e funcionará no sistema de “portas abertas”, em que qualquer pessoa poderá submeter-se à triagem para, se for o caso, integrar o serviço. “A nossa colaboração na capacitação abarcará desde os conhecimentos na assistência até o manejo dos testes rápidos, culminando num acompanhamento periódico para essas pessoas. É importante que a equipe multidisciplinar do HU saiba identificar o paciente desse serviço”, explica a coordenadora do programa municipal de Aracaju de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e Hepatites Virais, Débora Oliveira.

O infectologista do programa estadual de IST/Aids, Marco Aurélio, garante que o novo serviço ambulatorial do HU atenderá a pacientes de todos os municípios sergipanos. “Essa é uma ação que, naturalmente, envolve o estado de Sergipe e o município de Aracaju para que o atendimento seja oferecido também a cidadãos de outras cidades. Vamos colaborar com a divulgação do serviço e alguns treinamentos. Estamos satisfeitos com que o HU seja a unidade executora desse projeto”, acrescenta o médico.

Sobre a Ebserh

Desde outubro de 2013, o HU-UFS é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-UFS