Notícias Notícias

Voltar

Rede Ebserh lança programa de melhoria da Qualidade e da Segurança do Paciente

Cuidado

Rede Ebserh lança programa de melhoria da Qualidade e da Segurança do Paciente

Ação é uma parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), referência mundial no assunto

Brasília (DF) – Foi lançado na manhã desta quarta-feira, 4, o Grand Chapter Ebserh IHI Open School, programa que tem como objetivo programa estimular o uso da ciência para ampliar a qualidade e promover a segurança do paciente nos 40 hospitais universitários da Rede Ebserh. O evento ocorreu na sede da estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e foi transmitida por meio de videoconferência para toda a rede. "Este evento é um marco para a Rede Ebserh. A segurança do paciente é a base de todas as ações que visem qualificar o cuidado", afirmou o vice-presidente da Ebserh, Arnaldo Medeiros.

O Grand Chapter Ebserh conta com a expertise do norte-americano Institute for Healthcare Improvement (IHI), reconhecido mundialmente como referência para a qualidade e a segurança do paciente. "A Rede Ebserh é campo fértil para a introdução dos métodos propostos pelo IHI, pois há quatro anos possui um programa de segurança do paciente robusto, referência nacional. Toda essa experiência poderá ser disseminada", comemora Helaine Capucho, líder do Grand Chapter Ebserh e chefe do Serviço de Gestão da Qualidade da Rede Ebserh.

O objetivo principal do Grand Chapter Ebserh é estimular o debate e a adoção de boas práticas em qualidade e segurança do paciente para qualificar a Rede Ebserh como campo de prática para o ensino, a extensão a pesquisa e a inovação em saúde. Também há objetivos específicos como a organização de eventos para estudantes e residentes interessados na temática, realização de projetos de melhoria da qualidade, adoção da qualidade e a segurança do paciente no currículo de formação profissional e realização de cursos para profissionais e residentes médicos e multiprofissionais, entre outros.

 Participando de forma online a chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSSP) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, Claudia Vidal, comemorou a iniciativa.  “Qualidade em saúde e segurança do paciente são imprescindíveis para a garantia da qualidade da assistência prestada pela instituição”, avaliou.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HC-UFPE