Notícias Notícias

Voltar

HU-Univasf inicia mutirão de atendimentos para cabeça e pescoço

Julho Verde

HU-Univasf inicia mutirão de atendimentos para cabeça e pescoço

Serão oferecidas 120 consultas e 15 cirurgias aos pacientes que possuem nódulos ou tumores

Petrolina (PE) – O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede Ebserh, aderiu à campanha nacional Julho Verde e oferecerá, durante todo o mês, 120 consultas e 15 cirurgias de cabeça e pescoço.  A abertura do mutirão aconteceu na última semana na Policlínica do hospital.

Os serviços são destinados aos pacientes que possuem nódulos ou tumores e estão aguardando na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para passar por uma avaliação de um especialista ou realizar o procedimento cirúrgico.

No primeiro dia da ação, 30 pessoas de diversos municípios da região foram atendidas, como a dona de casa Iolanda Pereira, de 40 anos, natural de Filadélfia (BA), cidade localizada a 163 km de Petrolina. A paciente contou que desde o mês de abril aguardava uma vaga para passar por um cirurgião de cabeça e pescoço. “Me colocaram na fila de espera de um hospital em Salvador, mas não tinha previsão de nada.  Graças a Deus fiquei sabendo do mutirão, agendei a consulta e já passei pelo médico. Estou muito aliviada, foi maravilhoso”, disse.

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) promove atividades com o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre os sintomas da doença e a importância da detecção precoce.

De acordo com o cirurgião de cabeça e pescoço do HU-Univasf, Aglailton Menezes, este tipo de câncer se manifesta com tumores na cavidade oral, boca, língua, laringe, tumores de pele na área da cabeça e pescoço, base do crânio e também na tireoide. “ Os sintomas mais frequentes são: feridas na cavidade oral, nódulos na região do pescoço, rouquidão e dificuldade para engolir. Caso uma dessas queixas persistir por mais de 21 dias, o paciente deve procurar uma unidade de saúde”, explicou.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam que, em geral, os tumores desse tipo são mais frequentes em homens com mais de 40 anos, e, juntos, representam o segundo tipo de câncer com maior incidência na população masculina brasileira.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2014, o HU-Univasf é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Com informações do HU-Univasf