Notícias Notícias

Voltar

Número de cirurgias do Humap aumenta com mudanças em fluxos e processos

Melhorias

Número de cirurgias do Humap aumenta com mudanças em fluxos e processos

Novos procedimentos reduziram cancelamentos e otimizaram recursos, tempo e profissionais

Campo Grande (MS) – O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e à Rede Ebserh, conseguiu ampliar o número de cirurgias realizadas com a implantação, há um mês, de novos fluxos e processos internos de trabalho. A média mensal em 2018 era de 373 cirurgias. Em 2016 era 268 e, em 2017, 323. No entanto, em junho de 2018, com a implantação dos novos fluxos e processos, foram realizados 455 procedimentos.

Os objetivos dos novos fluxos e processos são: proporcionar maior autonomia sobre o agendamento; garantir que pacientes que aguardam por cirurgias desde 2016 sejam operados, proporcionando diminuição da fila de espera das eletivas; garantir leitos disponíveis para internação dos pacientes de cirurgias eletivas; evitar que pacientes permaneçam em jejum prolongado desnecessário e sem saber sua programação cirúrgica; melhorar a organização das especialidades e do CC ao realizar a programação cirúrgica e otimizar a rotatividade das salas e aumento do número de procedimentos realizados diariamente.

“Estas mudanças estão tendo um impacto bastante positivo no número de cirurgias, reduzindo filas de pacientes e tempo de espera, graças à criação de uma dinâmica que otimiza tempo, recursos, estrutura física e profissionais”, afirma a gerente de Atenção à Saúde, Andréa Lindenberg.

As mudanças foram organizadas e implementadas pela chefe da Unidade de Cirurgia, Andréa Salles, com o apoio da Gerência de Atenção à Saúde e da chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Simone Crispim. “Fizemos reuniões com vários setores fornecedores e consumidores para dar ciência a todos e abrindo para sanar dúvidas e ouvir sugestões, estabelecemos horários para entrega de aviso de cirurgias, reservas de sangue, confirmação de vagas, respeito aos agendamentos da regulação, reduzindo os índices de cancelamentos e, consequentemente, aumentando a quantidade de cirurgias realizadas”, explica Andréa Salles.

Outro fator fundamental para o aumento de cirurgias foi a adesão do Humap à Rede Ebserh, que firmou contrato de gestão, abrindo concursos para contratação de novos profissionais nas áreas de cirurgia geral, cardiovascular, cabeça e pescoço, cirurgia torácica, plástica, neurologia e urologia. “Fiz residência em 2012 no Humap-UFMS, tínhamos salas para a realização de cirurgias, mas muitas vezes faltavam profissionais, pois o quadro era pequeno. Melhorou bastante nos últimos anos”, ressalta o cirurgião geral Eduardo Fernandes Arruda, concursado da Ebserh.

Sobre a Ebserh

Desde dezembro de 2013, o Humap-UFMS é filiado à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Rede Ebserh.

Com informações do Humap-UFMS